O reajuste da tarifa de água em Joinville vai chegar antes e maior. Em decisão já tomada, será aplicado aumento de 8,91%, válido para janeiro, com as contas vencendo no início de fevereiro. Pela revisão tarifária aprovada em abril do ano passado, a água iria ser reajustada em 5,63% em maio – mês tradicional da mudança nas tarifas – do ano que vem.

Continua depois da publicidade

O índice maior e a antecipação foram aprovados na manhã desta segunda-feira pelo Conselho Municipal de Água e Esgoto após solicitação da Águas de Joinville à Amae, a agência municipal de regulação do saneamento (a companhia queria um índice maior).

A alegação para concessão dos 8,91% em janeiro em vez dos 5,63% em maio foi o aumento dos insumos, em especial da energia elétrica, e também a não confirmação de receitas que seriam geradas pela ampliação da rede de esgoto.

Continua depois da publicidade

Se fosse mantido o percentual original, a companhia fecharia o ano que vem com prejuízo de R$ 11 milhões, segundo os estudos apresentados à Amae. O decreto será assinado pelo prefeito Udo Döhler (PMDB) nos próximos dias.