A reabertura do Spitzkopf, um dos picos mais alto de Blumenau, promete dar fôlego à temporada de montanhismo de 2023 no Vale do Itajaí. E para marcar esse momento dois palestrantes de peso quando o assunto é altura estarão na cidade na noite sexta-feira (21): Paulo Henrique Schmidlin e Geraldo Barfknecht. Para participar do encontro é preciso se inscrever com antecedência.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Paulo Henrique Schmidlin, o Vitamina, tem 92 anos. Ele é um escalador lendário que desde a década de 1940 coleciona conquistas em importantes cumes como o Conjunto Marumbi, no Paraná. Já o geógrafo paranaenses Geraldo Barfknecht é um profundo estudioso dos cumes do sul do Brasil. O evento é promovido pela Associação de Montanhistas do Vale do Itajaí.
O Spitzkopf é um dos roteiros de ecoturismo mais clássicos da região e passou os últimos três anos fechado. A notícia da reabertura do espaço para visitantes veio em março e animou os amantes da natureza. São cerca de seis quilômetros de caminhada para chegar ao pico — a 914 metros de altitude. Do alto, é possível ver o Garcia e os morros cobertos de verde do Parque Nacional da Serra do Itajaí.
Henrique Krueger, presidente da Associação de Montanhistas do Vale do Itajaí, destaca que Blumenau é uma das pioneiras no montanhismo e relembra o Spitzkopf Klub, fundado por Rudolf Hollenweger, Otto Huber, Johann Iten, Alfred Gossweiler e Paul Scheidemantel, em 17 de julho de 1927. A título de comparação, pontua ele, o primeiro clube de montanha fundado no Brasil surgiu em 1919, no Rio de Janeiro, menos de uma década antes.
Continua depois da publicidade
— Através desse associativismo o grupo abriu e manteve a trilha de acesso ao cume da montanha homônima e, mais do que isso, construiu o abrigo que existiu na clareira pouco antes do ponto culminante, construção esta que foi consumida pelas chamas que queimaram boa parte da vegetação local no ano de 1995 — afirma.
Serviço
O que: Abertura da temporada de montanhismo
Quando: 21 de abril
Onde: AABB Blumenau, na Rua Paraguai, 90
Como participar: Inscrições pela internet
Tem período ideal para montanhismo?
A reposta é sim. No Brasil este período é durante os meses de temperatura mais baixas, entre abril e meados de outubro. A explicação é que com menos calor diminui a presença de animais peçonhentos, minimizando riscos de acidentes. Além disso o clima mais estável e agradável reduz bastante os desgastes ao corpo e os riscos de desidratação.
— Diminui também eventuais surpresas quanto à chuva torrencial, evitando riscos de hipotermia, e descargas elétricas — pontua Henrique.
Além do Spitzkopf, que exige um pouco mais de fôlego do aventureiro disposto a encarar uma subida de duas horas, o Vale do Itajaí tem outros roteiros de montanha para quem deseja se desafiar. O presidente da associação de montanhistas da região elenca alguns:
Continua depois da publicidade
- Morro Azul (Timbó/Pomerode)
- Morro São Bernardo (Rio dos Cedros)
- Morro da Cruz ou Pelado (Apiúna)
- Pico Bateias (Gaspar)
- Morro do Sapo (Blumenau)
Leia mais
Conheça os pontos mais altos de Santa Catarina
6 cachoeiras para visitar no Vale do Itajaí pagando pouco ou nada