André Calibrina não é nenhum bocó. Um dos cariocas que mora na Ilha de Santa Catarina, o sargento aposentado da Base Aérea de Florianópolis é um dos ilustres frequentadores do Mercado Público. Músico na banda da BAF onde toca tuba, tornou-se conhecido como o homem do Ó lhó lhó lhó lhó por ser autor do Hino do Manezinho. Em versos como sou manezinho mas não sou nenhum bocó exalta o modo de viver e de se relacionar dos nativos da Ilha. Para o maestro Calibrina, a reabertura da ala sul significa a devolução à cidade do espaço mais importante de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Reabertura do Mercado Público: correria até os últimos instantes
Reinauguração terá alterações no trânsito e show nacional
A vida da cidade passa pelo Mercado: alimentação, loterias, conversa de políticos, boa música. Nesse tempo em que o mercado não funcionou teve gente que empobreceu e até doente ficou:
Continua depois da publicidade
– É no mercado que bate o coração da cidade. Aqueles tapumes deprimiam a gente – diz o maestro.

Foto: Diorgenes Pandini
Dono de bom humor que carrega para composições de sambas e marchinhas, Calibrina aproveitou os últimos dias sair do “retiro espiritual” na Costeira do Pirajubaé, onde mora, e retornar ao Centro para rever os amigos e se atualizar das notícias sobre a nova estrutura. Foi então que aceitou a provocação de compor uma música para este momento, ao qual chama de Celebração, uma homenagem “ao nosso bom e velho Mercado”, como define.
Novo logo do Mercado Público de Florianópolis é escolhido por internautas
No final da tarde desta terça-feira, dia 4, a canção pode ser conferida em www.diario.com.br. Para o maestro, a cidade precisava de um mercado bonito, moderno e confortável. Mas deseja que o novo mix não tire a sua essência:
Continua depois da publicidade
– Gostaria muito que antigos comerciantes, como é o caso do Alvim, voltassem para o mercado.
O lugar onde o box 1 funcionou por 57 anos, sob o comando de Alvim Nelson Fernandez da Luz, foi ocupado por outro comerciante que disputou a concorrência.
Mercado Público vai abrir um domingo por mês a partir de agosto