Depois de um ano e dois meses de espera, incluindo duas prorrogações de prazo, a ala Sul do Mercado Público de Florianópolis enfim reabrirá as portas para a população nesta quarta-feira. Às vésperas do evento, dezenas de operários devem trabalhar até de madrugada e correr contra o tempo para concluir a montagem da maior parte dos 36 boxes do prédio histórico. A Associação de Comerciantes espera que pelo menos 20 estabelecimentos estejam prontos até as 11h, quando a fita de inauguração será cortada.

Continua depois da publicidade

Mercado Público: reabertura terá alterações no trânsito e show nacional

Uma canção em homenagem ao patrimônio de Florianópolis

Nesta terça-feira, a partir das 18h, donos de peixarias farão a mudança do Terminal Cidade de Florianópolis para a ala sul, onde 10 das 13 vencedoras da licitação se instalaram desde maio de 2014 para aguardar o restauro. A previsão de conclusão passou por dois aditivos de prazo e a data inicial de retorno, dezembro, não se confirmou. As peixarias vão atender ao público durante todo o dia.

Continua depois da publicidade

Acertos no balcão, pintura e muito trabalho. É como devem ser as últimas 24 horas para os donos de boxes. Apesar do prazo de 5 de agosto ter sido escolhido pelos próprios comerciantes, muitos não vão conseguir deixar os estabelecimentos prontos para a data.

– Alguns tiveram problemas na aprovação dos projetos arquitetônicos porque o prédio é tombado e há uma série de exigências – explica Aldonei de Brito, presidente da Associação dos Comerciantes do Novo Mercado Público.

Mercado Público vai abrir um domingo por mês a partir de agosto

Operário ficarão por mais um mês para ajudar comerciantes

Só na última segunda-feira a prefeitura ligou a energia e a água dentro da ala do Mercado Público. Trabalhadores da construtora responsável pela reforma ainda estão fazendo acertos no prédio. O secretário Municipal de Obras, Rafael Hahne, justifica que o cronograma previa auxílio aos comerciantes na montagem dos boxes. Encanadores e eletricistas devem permanecer por mais um mês para ajudar boxes que não estão prontos.

Continua depois da publicidade

MP vistoria acessibilidade da ala Sul do Mercado Público