O RD Summit 2022, principal evento de marketing, vendas e inovação do país, levou mais de 12 mil pessoas ao Centro de Convenções (CentroSul), em Florianópolis nos dias 26, 27 e 28 de outubro. Entre as tendências do evento foram destacados o uso estratégico do WhatsApp, metaverso e tecnologias do futuro, além da importância da diversidade e sustentabilidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A 8ª edição do RD Summit encerrou na sexta-feira (28) com show da Banda Eva. Ao longo dos três dias foram consumidas cerca de 10 toneladas de frutas e 1,5 mil quilos de salgadinhos, disponibilizados de graça para os participantes. Outras 100 mil doses de café e 30 mil litros de chopp também foram distribuídos entre quarta e sexta-feira.

Algumas atrações chamaram a atenção do público, como o estúdio montado nos corredores do RD Summit pela equipe de tatuadores do “Tropical Art Tattoo”, que fez cerca de 100 tatuagens nos participantes. Uma sala de simulação real de “Escape Room”, da Caju Benefícios e KNN Idiomas, recebeu em média 300 pessoas por dia em sua dinâmica, totalizando quase 1 mil visitantes. 

Tendências

O RD Summit 2022, destacou o uso do WhatsApp como estratégia de comunicação das empresas com os clientes. No primeiro dia, o anúncio da parceria entre a RD Station com a Meta (antigo Facebook) foi um dos principais destaques do evento. 

Continua depois da publicidade

O evento também trouxe tendências da internet do “futuro”, com metaverso e NFTs – non-fungible token (token não fungível, em português). Embora muitos acreditem que o hype tenha passado, várias marcas estão ganhando dinheiro com essas tecnologias. 

A Lu do Magalu é um case de sucesso que foi de assistente de vendas a influenciadora virtual mais seguida do mundo. Apesar do gerente de redes sociais da Magalu, Pedro Alvim, destacar que “o case da Lu não é sobre metaverso, é sobre conexão, construir comunidades”, o tema mostra a força da era da avatarização e influência virtual.

Uma das novidades do evento foi a Trilha de Diversidade e Inovação, que trouxe conteúdos sobre tendências estratégicas globais para empresas. A sócia e diretora da consultoria Profissas, de São Paulo, Sônia Lesse, uma das palestrantes do evento e colaboradora na elaboração da trilha, alertou que muitos negócios vão deixar de existir se não aderirem à diversidade e inclusão.

Sustentabilidade

A sustentabilidade não foi só tema de palestras, mas também bandeira importante do evento. Entre as ações práticas, organizadores do RD Summit informaram que tábuas de madeira utilizadas na confecção dos stands serão doadas para uma organização que constrói moradias populares. As lonas das tendas irão se tornar calçados, e as peças eletrônicas do palco UNESCO SOST vão virar bijuterias. 

Continua depois da publicidade

Leia também

RD Summit eleva patamar do marketing de influenciadores com Boca Rosa e programação de peso

Verificar cidadania online é possível? No RD Summit, empresas oferecem serviço

No RD Summit, “super-herói do SEO” diz que Google não está morrendo e vídeos vieram para ficar