A realização da RD Summit, evento que espera receber mais de 12 mil pessoas no CentroSul entre esta quarta-feira (6) e sexta-feira (8), provoca alterações na Avenida Governador Gustavo Richard. O objetivo é reduzir o impacto no trânsito, principalmente nos horários de chegada dos participantes, no começo da manhã.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, a pista da direita no sentido túnel foi separada com cones e reservada para acesso ao estacionamento e para embarque e desembarque. O mesmo acontece no lado oposto, nas proximidades da subida da passarela, logo depois do cruzamento com a Avenida Hercílio Luz. Esses locais são para embarque e desembarque rápido. Estacionar é proibido.
— Cerca de 80% das pessoas vêm com veículos de aplicativo. Vamos permitir que façam embarque ou desembarque nos horários de chegada e de saída — afirmou o comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto.
Outro ponto que exige atenção é o fechamento do retorno antes da ponte Colombo Salles. Ou seja, quem vem do túnel ou da Avenida Hercílio Luz não pode mais retornar para utilizar a pista oposta, que vai para o túnel. Ivan Couto explica que esse bloqueio é transitório, devendo ocorrer principalmente no começo da manhã.
— Se não fechar, vai criar complicação de trânsito para quem chega à Ilha, pois motoristas podem tentar sair do retorno e cruzar todas as pistas para chegar ao Centrosul — explica Couto. — Vamos permanecer no local e avaliar a todo momento. Nesta manhã, não prejudicou a fluidez da ponte — avaliou.
Continua depois da publicidade
Onde estacionar
Ao lado do Centrosul, a única opção de estacionamento é a área de dispersão da Passarela Nego Quirido. Essas vagas se esgotam cedo, pois cerca de 2 mil pessoas estão envolvidas na organização.
Do outro lado da Gustavo Richard, existem outras duas opções, próximo ao Ticen, com acesso ao local do evento via passarela. Atenção: a travessia pela pista é muito perigosa e não deve ser feita em hipótese alguma.