“O case da Lu não é sobre metaverso, é sobre conexão, construir comunidades”. Assim o gerente de redes sociais da Magalu, Pedro Alvim, abriu sua palestra no último dia do RD Summit 2022, maior evento de marketing digital da América Latina. A avatar que começou como uma assistente de vendas, se tornou a influenciadora virtual mais seguida do mundo, com seis milhões de seguidores no Instagram, e ativista.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A Lu da Magalu surgiu em 2003, quando foi criado o e-commerce da Magazine Luiza. A assistente virtual era chamada de Tia Luiza. A ideia foi humanizar as vendas online. Em 2009, ocorreu a primeira transformação e o avatar passou a se chamar Lu, quando a personagem passou a conquistar cada vez mais o público.
Era da avatarização e influência virtual
Uma pesquisa feita pela pela Hypeauditor no ano passado, mostrou que influenciadores virtuais têm taxa de engajamento até três vezes maior do que pessoas reais. Esse dado confirma a força da era da avatarização e influência virtual, e várias empresas estão adotando a estratégia. Mas ter um avatar 3D, não significa que a empresa influencia. É preciso criar identificação, segundo Pedro Alvim.
Além de ser a influenciadora virtual mais seguida do mundo em 2022, à frente da Barbie e Minnie Mouse, personagens mundialmente conhecidos, a Lu também se tornou ativista. Ela é voz ativa na violência contra mulher, empoderamento feminino e luta anti-racista.
Continua depois da publicidade
Uma iniciativa da empresa, por exemplo, usou o avatar para ajudar mulheres que sofrem violência doméstica a denunciarem. Nas redes sociais, a Lu mandou o seguinte recado: “Ei moça, finja que vai fazer compra no app da Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher”.
— O cérebro humano é atraído por histórias, porque elas são capazes de criar empatia emocional. E a emoção afeta a memória […] Uma pesquisa mostra que as pessoas têm 22 vezes mais probabilidade de lembrar de coisas que tem uma história — disse o gerente de redes sociais da Magalu.
Leia também
RD anuncia parceria com WhatsApp e integração com TALLOS de olho em pequenas empresas
Verificar cidadania online é possível? No RD Summit, empresas oferecem serviço
WhatsApp entra de vez na rotina de vendas e vira estrela do RD Summit 2022