Quase dez anos após a primeira edição, que reuniu 300 participantes e quatro palestrantes em uma única sala, o RD Summit se tornou um dos maiores eventos de marketing digital da América Latina, e hoje são cerca de 11 mil participantes e mais de 130 palestrantes. O diretor de marketing da RD Station, Denis Braguini Bevacqua, que está a frente do projeto desde 2014, revelou ao Diário Catarinense os bastidores da organização do evento e os detalhes da edição deste ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

DC: Quando assumiu a organização do RD Summit, em 2014, qual foi o seu objetivo para o evento?

Denis Braguini Bevacqua: Eu entrei na RD Station em 2014 com o objetivo de liderar a área de eventos da empresa e com a tarefa de transformar o RD Summit em uma plataforma que não fosse direcionada apenas a gerar conteúdo, mas promover experiências e conectar pessoas. Na época, o evento sequer imaginava que um dia alcançaria a representatividade que tem hoje no setor de marketing, vendas e inovação.

Logo que assumi a organização do RD Summit (quatro meses antes da segunda edição) busquei adaptá-lo com a experiência que eu trazia do setor de entretenimento, no qual eu trabalhava no início da minha carreira profissional. Eu sabia que para escalar a iniciativa era preciso entregar ao público não só um evento de educação, mas de conexão e transformação capaz de engajar e surpreender os participantes.

O primeiro passo foi envolver toda a empresa na execução do RD Summit, do CEO aos estagiários. Cada time tinha um objetivo para a realização e o sucesso do projeto. Encaro essa mudança como fundamental na construção do legado e para a importância que o RD Summit tem hoje nas áreas de marketing, vendas e inovação.

Continua depois da publicidade

RD Summit 2022: tudo sobre horários, ingressos e palestras

DC: O foco do RD Summit não são famosos, mas sim pessoas referências no assunto. Como é o processo de escolha dos palestrantes?

Denis: Nosso foco sempre foi trazer especialistas para compartilhar conhecimento, novidades e insights. Esses profissionais são selecionados por competências e por serem autoridades — nacionais e internacionais — em seus respectivos setores. Os pilares principais para ser um palestrante no RD Summit são conteúdo e educação.

Nós mapeamos dores do mercado, tendências e temas que são estratégicos para os nossos clientes e parceiros e buscamos levar ao público palestras com conteúdos atualizados e que possam ser aplicados na prática. Outra forma de escolha é levantar cases de empresas que são referências em seus respectivos negócios e que tenham suas práticas testadas e validadas no mercado. Para esse ano nós focamos em sete trilhas de conteúdo e buscamos referências em cada um dos temas prioritários: marketing, vendas, inovação, customer experience e customer success, desenvolvimento pessoal, gestão e estratégia, e diversidade.

Outra curiosidade é que apesar de estarmos sempre renovando os convidados, existe um seleto grupo de palestrantes que estão conosco a cada edição, sempre solicitados pelo público. Nesses casos, a única condicionante é de que esses palestrantes apresentem uma palestra inédita a cada edição.

RD Summit Live Show terá conteúdos exclusivos online e de graça; veja como se inscrever​

DC: Vocês distribuem as palestras com base no aplicativo, onde o público indica os conteúdos que quer ver. Como funciona essa organização?

Denis: O aplicativo usado pelos participantes do RD Summit possibilita o acesso a programação e agenda do evento, conhecer quem são os palestrantes e as temáticas que cada um deles vai debater, além de ferramentas de gamificação que promovem networking com os outros participantes e interação com as marcas presentes na Feira de Negócios.

Continua depois da publicidade

Além disso, oferece a possibilidade de o congressista montar a programação do seu jeito, favoritando as palestras das quais ele pretende participar. A partir do “match” entre o número de pessoas interessadas em cada experiência e as vagas existentes em cada um dos palcos simultâneos dessa edição é possível fazer uma melhor distribuição das locações de cada palestra durante os três dias de imersão (por tamanho e capacidade das salas).

O uso da ferramenta também facilita a coleta de contatos e a automação na captação de potenciais clientes de interesse das marcas expositoras, melhorando a qualidade dos leads gerados durante o evento — a expectativa é superar os mais de 80 mil leads qualificados gerados durante a última edição presencial do RD Summit, em 2019.

RD Summit 2022 terá mais de 60 food trucks e 16 hamburguerias em Florianópolis

DC: Muitas pessoas participam do RD Summit para fazer “networking”. A estrutura do evento é pensada para isso?

Denis: A conexão certa pode mudar a vida profissional das pessoas e negócios. E, claro, todos os ambientes são pensados para fazer esses encontros acontecerem. As palestras acontecem em salas e as pessoas sentam lado a lado. A interação que acontece enquanto eles acompanham temas de interesse em comum acaba vindo de forma espontânea.

Temos ainda todos os espaços de descompressão, desde a Feira Gastronômica a outras experiências, como estúdio de tatuagem e Espaço Família, que facilitam os encontros entre os participantes e as empresas expositoras.

Continua depois da publicidade

Na Feira de Negócios ficam reunidas as marcas participantes e os patrocinadores do RD Summit. Oracle, TikTok, Sebrae, Retargetly, Tag Center, Ambev, Lonh Bier, iFood Benefícios, Caju Benefícios, UNESCO Sost são algumas das empresas e marcas participantes. Então, eu diria que difícil mesmo é não fazer networking durante o RD Summit. O evento inspira conhecimento, aprendizado, conexões e negócios.

Denis Braguini Bevacqua está a frente do RD Summit desde 2014
Denis Braguini Bevacqua está a frente do RD Summit desde 2014 (Foto: Fabiano Scheck, Divulgação RD Summit)

RD Summit 2022

O RD Summit 2022 ocorre no Centrosul, em Florianópolis, nos dias 26, 27 e 28 de outubro. Segundo a organização, são esperados mais de 11 mil participantes nos três dias de evento.