Bianca Andrade foi um dos grandes nomes que subiu ao palco do RD Summit nesta sexta-feira (8), último dia do maior evento de marketing do Brasil. Com um auditório lotado, a carioca chorou, agradeceu à família, disse que perdeu milhões de reais com o relançamento da marca de maquiagem Boca Rosa após críticas por problemas na embalagem e, mais que tudo, destacou a importância do feedback das consumidoras e como as coloca em primeiro lugar.
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Bianca destacou durante a conversa, mediada pelo diretor executivo e business performance da Totvs, Pedro Henrique Almeida, que além da boa estratégia de marketing, o sucesso é resultado de atender com excelência e, principalmente, dar ouvidos a quem consome seu produto.
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— Eu estacionei o lançamento da marca e relançei quando a minha consumidora estava satisfeita. As pessoas olharam para mim e falaram ‘você é louca, não faz o menor sentido’ e eu falei que sim, a curto prazo realmente não faz sentido, mas a longo prazo eu sei a relação que eu tô criando com ela [consumidora] e é por isso que Boca Rosa é uma marca tão diferenciada, porque ela é feita por elas e com elas. […] A curto prazo realmente perdi milhões. A longo prazo eu estou aqui conversando com essa galera maravilhosa. Isso é uma resposta. Você acha que eu vou desistir de ter esse propósito, da satisfação da minha consumidora? — disse Bianca com orgulho.
A maquiadora, influenciadora e empresária havia lançado os produtos da Boca Rosa em junho deste ano. Após avaliações negativas sobre alguns produtos que tiveram defeito na embalagem, segundo Bianca os itens defeituosos representavam 3% do lançamento, a empresária resolveu retirar tudo de venda, melhorar o que foi criticado e, então, fez um relançamento quatro meses depois, em outubro deste ano.
Bianca ressaltou ainda que o cuidado com quem usa os produtos Boca Rosa é o pilar principal da marca. Além disso, Bianca comentou sobre o foco dos produtos ser a usabilidade e facilidade e que incluísse todas as pessoas, mas, principalmente, a mulher que está na luta do dia a dia, na correria do trabalho, da casa e da dedicação à família, da mulher jovem até a mais velha, que todas conseguissem usar o produto.
— Eu quero que a Boca Rosa seja para a consumidora, esse é o propósito da marca, cada produto desenvolvido foi pensando em como contribuir para aquele dia a dia, em como ser a melhor amiga daquela consumidora, daquela mulher, de todo mundo — destacou a empreendedora. Apesar de falar especialmente para as mulheres, Bianca não deixou de falar da maquiagem como um recurso usado por homens, incluindo a todas as pessoas em sua fala.
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Outro foco da exposição da empresária foi o novo site da Boca Rosa. Anteriormente, Bianca tinha uma parceria com a Payot, que vendia os produtos. Com a marca totalmente independente foi necessário lançar um site totalmente novo e se jogar de cabeça no Ecommerce, aprendendo e encarando desafios.
— Essa parte de encantamento [do cliente], de atendimento, eu não tinha esse domínio antes e eu sempre sonhei em ter e comecei [nova marca] justamente para oferecer para essa consumidora um atendimento muito mais personalizado, [com] foco de ouvir essa minha consumidora. E a gente tem conseguido entregar esses diferencial, esse encantamento para nossa consumidora através da nossa própria casa — diz.
Como a boa “marketeira” pela qual Bianca já é conhecida, ela aproveitou para convidar a plateia a entrar no novo site, conhecer os 50 tons de base disponíveis e o provador virtual.
— Gente, quem não entrou ainda, ‘tá’ lá oportunidade, viu? A gente tem uma cartela de 50 tons de base, dá para todo mundo que ‘tá’ aqui. A base é stick [bastão], é só passar com a mão, rapidão, tem protetor solar. Então, assim, por favor ‘hein?’ Alô você, meu senhor e minha senhora, tem para todas. Obrigada — brincou Bianca, sem deixar de fazer o famoso “merchan”.
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Família, comunidade e redes sociais
Além do foco da palestra, que era sobre marca e Ecommerce, Bianca não deixou de falar sobre família, comunidade e redes sociais. No início da conversa, Pedro Henrique perguntou para Bianca sobre seu início de carreira.
Há 13 anos, Boca Rosa iniciava sua vida como influenciadora fazendo vídeos sobre maquiagem na internet. Vinda da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, aprendeu a seguir em frente diante dos altos e baixos, sempre ao lado da família. Ao falar da mãe, quem foi sua maior incentivadora, Bianca chorou.
E, apesar do grande caminho de sucesso trilhado, a carioca fez questão de lembrar que começou “de baixo”, vinda da favela e que o sucesso veio após persistência e muito trabalho.
— A minha determinação vem da minha mãe. Era uma mulher que não sonhava porque ela não tinha tempo para isso e nem era motivada para isso. Mas eu era muito sonhadora. Eu era uma adolescente com um batom rosa, um sonho e a minha mãe do meu lado falando eu confio em você, você é muito talentosa — disse Bianca com lágrimas.
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Segundo Bianca, a mãe não pôde sonhar porque precisou dedicar a vida a outras coisas, a atender as necessidades, a sustentar a família e, para que a filha sonhasse. Por isso, a empresária fez questão de lembrar de qual lugar ela veio.
— Eu falo bastante sobre a meritocracia, que é uma falácia, porque os direitos não são iguais, as oportunidades não são iguais para todas as pessoas. A minha mãe não teve essa porta aberta. Então, isso também é um trabalho meu, hoje em dia, de falar o que que eu tô fazendo por toda essa audiência depois que eu acendi socialmente? — começou Bianca.
Por isso, a empresária vê como é importante a forma que se coloca nas redes sociais, sabendo ser vulnerável, a pedir desculpas, a reconhecer o erro, como fez com o relançamento da marca, mas também se perdoar.
— Influenciar na verdade, não é sobre a Bianca, é sobre ser sociedade. Quais são as pautas importantes que eu preciso levar para as pessoas que estão me acompanhando? Que mudança que eu posso fazer na vida dessa pessoa? É isso que vai fazer ela voltar, é a identificação de ela olhar e falar ‘caraca, ela se lascou, mas eu acho que também me lasquei esses dias, deixa eu acompanhar ela para ver o que vai acontecer’. Isso é natural. Então, essa é a responsabilidade, um compromisso que eu tenho cada vez mais — finalizou.
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*A repórter Fernanda Silva viajou a São Paulo a convite da RD Station para cobrir o RD Summit 2024
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