Impulsionador de violência urbana, dramas familiares e mortes de usuários, o crack está no centro da nova campanha institucional do Grupo RBS.
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Com o slogan Crack, Nem Pensar, a iniciativa será lançada nesta segunda-feira em Santa Catarina, às 14 horas, durante a 4ª edição do Painel RBS, em Florianópolis, no encontro que reunirá especialistas para debater o problema e que será transmitido ao vivo pela Rádio CBN/Diário, TV COM e pelo site especial do evento. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participará de Brasília.
No Estado, o número de usuários de crack dobrou nos últimos dois anos, segundo especialistas. A constatação saiu a partir do aumento do índice de atendimentos em clínicas, hospitais e comunidades terapêuticas. Mas a Secretaria de Estado da Saúde ainda desconhece a quantidade total de dependentes, e vê risco de epidemia caso não haja mobilização.
Além do problema na saúde, o crack impulsiona crimes nos municípios catarinenses. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão acredita que a droga esteja por trás de grande parte dos furtos, roubos e assassinatos.
O crack provoca dependência profunda e imediata, deteriora o corpo e compromete a vida social dos usuários. O avanço do crack será discutido nesta segunda-feira no Painel RBS, evento que marca o início da mobilização do Grupo RBS destinada a conscientizar público e autoridades sobre o desafio de barrar a droga devastadora e encontrar soluções para o problema. A campanha inclui peças publicitárias em rádio, TV, jornal e internet, além da produção de reportagens.
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Iniciativa quer mutirão entre catarinenses
No site especial da campanha será possível fazer o download dos materiais de divulgação, além de consultar informações sobre como buscar auxílio. A iniciativa também tem como objetivo mobilizar instituições que podem contribuir para reduzir o apelo do crack, como área de saúde e segurança, por meio de reuniões periódicas de trabalho
– Todos os anos assumimos projetos relevantes para a sociedade em temas como segurança no trânsito, educação, duplicação da BR-101 e proteção à criança. Com relação ao crack, não se trata somente de um projeto de comunicação, mas de um grande mutirão com os catarinenses para buscar soluções em conjunto e tentar estancar o crescente consumo desta droga – afirma Marcos Barboza, diretor-geral do Grupo RBS em Santa Catarina.
O projeto foi desenvolvido e será sustentado a partir de um tripé de atuação: institucional, editorial e publicitário. A escolha do tema e o foco da campanha foram feitos através de um trabalho que, durante seis meses, envolveu especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, dirigentes e editores do Grupo RBS.
O conceito partiu de uma constatação assustadora: o crack vicia quase que imediatamente, tendo baixíssimo índice de recuperação e uma ação devastadora sobre o organismo e o comportamento social dos seus dependentes.
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As peças publicitárias foram criadas pela Agência Matriz. A meta é nenhum novo usuário de crack em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde a campanha foi lançada na quinta-feira da semana passada.
A discussão do Painel RBS, no estúdio da TV COM, em Florianópolis, terá especialistas em saúde, segurança pública, infância e adolescência, comunidade e de programas de prevenção e recuperação. O Painel terá quatro blocos e deve durar duas horas. O Diário Catarinense publicará um resumo das principais ideias na terça-feira.
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