Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze no skate street feminino neste domingo (28) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A brasileira também fez duas das três maiores notas da história do skate street olímpico. Além disso, com 16 anos, ela se torna a atleta brasileira mais nova a conquistar medalhas em Olimpíadas diferentes.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Quadro de medalhas de Paris 2024
Veja imagens de Rayssa Leal competindo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Continua depois da publicidade
Como foi a disputa
Na primeira volta, as competidoras não conseguiam dominar a pista. Rayssa alcançou a nota de 71.66 na primeira descida e estava em segundo lugar. Na segunda volta, a brasileira não foi bem e fez 34.80. Liz Akama, do Japão, fez a melhor nota da etapa, com 89.26 por sua volta e desbancando Coco Yoshizawa da liderança.
Na etapa de manobras, cada skatista possui cinco tentativas para manobras individuais, que pontuam com as duas mais bem-avaliadas. Rayssa acabou caindo e zerou sua primeira tentativa. Na sequência, ela completou sua volta com autoridade e teve mais uma grande nota, 92.88 em sua segunda manobra.
Ao lado de Rayssa, quem completou o pódio foram duas atletas japonesas. Coco Yoshizawa, que fez a maior nota da prova, 96,49, e somatório de 272,75, ganhando o ouro. Liz Akama somou 265,95 e ganhou a medalha de prata.
Os recordes que Rayssa Leal quebrou em Paris 2024
Prata em Tóquio 2020, Rayssa Leal já é dona do título de atleta mais jovem a ganhar uma medalha pelo Brasil, aos 13 anos. Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o recorde era de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 no 4×100m do atletismo aos 17 anos.
Continua depois da publicidade
A “fadinha” do skate Rayssa Leal quebrou um recorde nas Olimpíadas em Paris 2024. A brasileira conquistou a maior nota da história do skate street olímpico, até então, com 92.68 pontos nas classificatórias. A japonesa Coco Yoshizawa superou, fazendo 96.49.
O ciclo pré-olímpico de Rayssa Leal
Rayssa conquistou a medalha de ouro e derrotou suas principais competidoras – as japonesas e a australiana Chloe Covell – nas últimas duas grandes competições de skate street: a etapa de San Diego (EUA) da Street League e a etapa da China do Circuito Mundial.
Ainda nesta temporada, Rayssa Leal foi prata na etapa de Paris da Street League e oitava colocada na etapa dos Emirados Árabes do Circuito Mundial. Nos dois Campeonatos Mundiais do ano, conseguiu um ouro (em janeiro) e uma prata (dezembro). E foi campeã do Super Crown, a final da Street League, em São Paulo. Ela terminou 2023 como a atleta mais regular do skate street.
*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro
Leia também
Veja o calendário completo das Olimpíadas Paris 2024
Tiro com Arco Paris 2024: Conheça os favoritos na briga por medalha
Canoagem Paris 2024: Conheça os atletas favoritos na briga por medalha