Edson Ratinho ficou pouco mais de dez minutos na entrevista coletiva de terça à tarde, no CT do Morro do Meio. Nesse curto espaço de tempo, repetiu mais de três vezes a expressão “espírito de decisão”. Segundo ele, é disso que o Joinville precisa para buscar a primeira vitória fora do Estado na Série A, de preferência já neste sábado, contra a Ponte Preta.
Continua depois da publicidade
– Tenho repetido isso porque esse é o momento. Os mais experientes como eu, Marcelinho Paraíba e outros temos que passar isso para quem a ficha ainda não caiu. Tem que ter espírito de decisão. A maioria do grupo está ciente disso. Mas a gente tenta inflamar quem ainda está desligado.
Ratinho está tão ansioso pela partida que admitiu até que gostaria que o jogo acontecesse já nesta quarta-feira. E há bons motivos para tanta ansiedade. O confronto deste sábado reedita o jogo do ano passado, que praticamente decidiu a Série B. E as boas lembranças ainda estão na cabeça do lateral.
– Quando estávamos voltando de Porto Alegre, já vinha comentando com o pessoal do jogo da Ponte Preta. E o que eu tenho tentado passar para o grupo é a rivalidade que se criou entre as equipes no ano passado. Ano passado foi uma decisão e se encararmos da mesma maneira, poderemos dar um passo importante para conseguir as vitórias que precisamos.
Continua depois da publicidade
E se ainda faltar motivação com todo o clima que está se criando para o jogo, o lateral já sabe o que fazer para motivar os demais companheiros.
– A motivação tem que vir em olhar a tabela. Não fizemos nossa parte, mas nossos adversários também tropeçaram. Se tivermos espírito de decisão e concentração e vontade, podemos nos sobressair para trazer algo bom.