Neste quarto e último episódio da primeira temporada do podcast Rasga o Véu, as comunicadoras Eveline Poncio, Mariana de Àvila e Milena Lopes abordam a importância de ampliar a participação feminina em locais de tomada de decisão pública e de representatividade, como cargos políticos e atuação em políticas públicas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias da NSC em seu WhatsApp, clique aqui
Mulheres e política
Um levantamento feito pela ONU, mostra que as desigualdades entre homens e mulheres na participação em funções públicas de tomada de decisão ainda é grande em todo o mundo. Hoje só 22 países têm presidentes mulheres. O levantamento aponta ainda que se seguir neste ritmo, a igualdade entre os gêneros em chefias de Estado só acontecerá daqui 130 anos, em 2150. A busca por essa igualdade é inclusive um dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Muitos aspectos podem ser abordados quando o questionamento é a participação das mulheres na tomada de decisões. Para ampliar o debate participam do podcast a cientista política Ana Júlia Bonzanini, a vice-diretora do da Escola Judiciária Eleitoral de SC, Isabella Bertoncini e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Renata Gil. Renata criou a campanha Sinal Vermelho, para ajudar mulheres que sofrem violência doméstica.
Continua depois da publicidade
> Podcast ‘Rasga o Véu’ entrevista geneticista que sequenciou coronavírus no Brasil; ouça

Escute o podcast
> Rasga o Véu: “A mulher pode estar onde ela quiser, mas é preciso acreditar”, diz Nadine Basttos
Fim da primeira temporada
A primeira temporada do podcast Rasga o Véu dedicada ao mês da mulher, apresentou entrevistas com mulheres que se destacam nos cenários nacional e catarinense na ciência, arte, política e esporte. São quatro episódios disponibilizados sempre às segundas-feiras. Disponível também no Spotify.
Leia também
> Estado oficializa critério que define quem tem direito a leito de UTI quando há lotação
> SC tem aglomerações em praias e festas clandestinas no fim de semana
> Senador de SC explica a razão da derrota de Moisés no tribunal do impeachment