A amostragem ainda é pequena. Mas o início de alguns atacantes brasileiros na temporada 2024/25 do futebol europeu, com destaque no Campeonato Espanhol, é promissor. Raphinha, no Barcelona, e Endrick, no Real Madrid, chegaram a ofuscar outros gigantes e roubaram o noticiário local.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Saída de João Burse do Figueirense atrasou em pelo menos seis rodadas
Clique e veja a tabela das Eliminatórias Sul-Americanas
Exemplo mais recente, Raphinha fez de tudo no último final de semana. Foi o autor de três gols na goleada de 7 a 0 sobre o Valladolid, pela quarta rodada da La Liga, e ofuscou o desempenho de atletas como Robert Lewandowski, além da dupla campeã da Eurocopa Lamine Yamal e Dani Olmo.
Continua depois da publicidade
Raphinha ainda fez assistências para Koundé e Ferrán Torres. Lewandowski e Dani Olmo completaram o placar que manteve o Barça com 100% de aproveitamento na competição.
Em entrevista para a rede de rádio catalã RAC1, o brasileiro de 27 anos desabafou. Disse que quase desistiu do futebol e do Barcelona.
– Se você trabalha arduamente e quer ter uma carreira futebolística, não pode desistir. Tive muitos motivos para deixar o futebol de lado e seguir com a minha vida. É uma profissão que te destroi. Tive momentos em que chegava a casa e não sabia se me levantaria para treinar outra vez no próximo dia. Chorei muito – contou.
Raphinha foi contratado em julho de 2022, após se destacar pelo Leeds United. No total, soma 91 jogos, além de 23 gols e 25 assistências pelo clube.
Continua depois da publicidade
O caso de Endrick, por sua vez, é bem diferente. Tratado como um possível “novo Vini Júnior”, tem sido colocado aos poucos em campo pelo técnico Carlo Ancelotti, o que causa certa apreensão dos torcedores merengues.
A estreia oficial de Endrick, no entanto, foi algo para ser lembrado. Em jogo pela segunda rodada, entrou em campo aos 41 minutos do segundo tempo na vitória por 3 a 0 sobre o Valladolid no Santiago Bernabéu. O detalhe é que o brasileiro ingressou na vaga do astro francês Mbappé, que também fazia a primeira partida pelo clube e saiu zerado de campo.

O atacante de 18 anos precisou de poucos minutos para mostrar talento. Aos 50, recebeu lançamento e precisou de quatro toques na bola para se livrar da marcação e vencer o goleiro adversário. Pronto, ali, ganharia todo o noticiário no dia seguinte.
Endrick enfrenta uma concorrência acirrada (e desleal) no Real. Além de Mbappé e Vini Júnior, ainda disputa posição com o brasileiro Rodrygo.
Continua depois da publicidade
– Endrick está muito bem, como estão todos os outros. Ele está se adaptando muito bem. Tem qualidades impressionantes e terá os minutos que merece. Mas é preciso levar em conta também a competição por espaço que existe na equipe – afirmou Ancelotti, em entrevista coletiva.
O atacante se encontra atualmente com o grupo da Seleção Brasileira que se prepara para os próximos dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Suspenso para a próxima rodada das eliminatórias, Raphinha ficou fora da convocação.
O Brasil enfrenta o Equador na sexta-feira, às 22h, no Couto Pereira, em Curitiba. Depois, enfrentará o Paraguai às 21h30 de terça-feira no Defensores del Chaco, em Assunção. Será chance para ver Endrick em campo.
Conheça o estádio que recebe Brasil x Equador pelas Eliminatórias
Continua depois da publicidade
Por Diego Guichard, correspondente da NSC em Lisboa