O tenista canadense Milos Raonic, finalista do recente Torneio de Wimbledon, anunciou nesta sexta-feira sua decisão de não vir aos Jogos Olímpicos no Rio por medo da epidemia provocada pelo vírus da zika.

Continua depois da publicidade

“É com o coração entristecido que anuncio que não irei participar dos Jogos Olímpicos Rio-2016”, disse Raonic, sétimo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), em sua conta no Facebook.

“Depois de uma longa reflexão com minha família e meus treinadores, tomei esta decisão por várias razões de saúde, incluindo a incerteza que envolve o vírus zika”, acrescentou.

Raonic, de 25 anos, indicou que foi uma “decisão difícil” e considerou que a mesma não deveria impactar na consideração dos outros esportistas sobre suas intenções de participar no Rio.

O americano John Isner, o austríaco Dominic Thiem, e a dupla australiana Bernard Tomic e Nick Kyrgios, assim como o veterano espanhol Feliciano López optaram, por diversas razões, não participar dos Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto).

Continua depois da publicidade

O Brasil é o país mais afetado pela epidemia da zika, um vírus transmitido pela picada de um mosquito que pode provocar microcefalia no feto, uma malformação grave e irreversível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O organismo recomendou às delegações que se protejam do mosquito e evitem contrair a infecção por via sexual, utilizando preservativos ou praticando a abstinência, já que o vírus pode causar também problemas neurológicos em adultos.

dj/dmc/cl/cb/mvv