A multinacional bilionária de Jaraguá do Sul, a WEG, foi eleita a maior empresa de Santa Catarina pela revista Exame. O editorial publicou na quarta-feira (18) uma série de listas que elencam as maiores e melhores empresas do país. A seleção levou em consideração uma série de fatores, entre eles resultados contábeis e financeiros, crescimento em um ano e indicadores sociais das empresas avaliadas para o período de 2023.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A nível nacional, o ranking das maiores empresas do Brasil foi liderado pela Petrobras, que somou uma receita líquida de mais de R$ 511 bilhões. Em SC, a liderança ficou com a WEG, com 32,5 bilhões de receita líquida. Veja o top 10 catarinense:
Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”
Continua depois da publicidade
Conforme a revista Exame, para eleger os maiores negócios brasileiros foram levados em consideração os seguintes tópicos:
- Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (Roe)
- Retorno Sobre o Capital Empregado (Roce)
- Índice de Liquidez Seca (ILS)
- Alavancagem
- Crescimento em um ano, neste caso, de 2022 para 2023
- ESG (indicadores ambientais, sociais e de governancia)
Além de elencar as maiores empresas do país, o editorial ainda criou outros rankings que elegeram as melhores instituições por setor. Três negócios de Santa Catarina se destacaram em todo o país ocupando a liderança de algumas destas listas.
A Engie liderou no setor de Energia, empresa de Florianópolis, a Granja Faria de Lauro Müller na categoria de Alimentos e Bebidas e, mais uma vez, a WEG, que ocupou o topo da lista no setor de Bens de Capital e Eletroeletrônicos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado
A russa que começou vendendo pão com bicicleta em SC e virou dona de rede de padarias
Como morador de SC foi de vendedor de lanche a dono de pioneira em notebooks gamers do Brasil