Se a lista de carros zero-quilômetro mais vendidos em Santa Catarina nos últimos meses apresenta um predomínio das SUVs, que caíram no gosto popular e chegam a ter sete dos 10 modelos mais comercializados, o perfil dos automóveis seminovos e usados vendidos em garagens e revendas do Estado mostra algumas diferenças.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os carros hatches compactos, também conhecidos como carros de entrada das montadoras, dominam toda a lista de 10 modelos mais vendidos em Santa Catarina entre janeiro e abril deste ano.

Cada vez mais raros nas estratégias de vendas de carros novos nas concessionárias, os hatches ainda aparecem como a maior preferência de quem recorre ao mercado de usados. Os dados são dos boletins mensais de vendas em Santa Catarina da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto).

O Volkswagen Gol, líder de vendas no país entre os carros 0km por 27 anos, ainda é o mais procurado por quem recorre aos seminovos e usados — carros com até 12 anos de uso. Foram 15,2 mil unidades vendidas do modelo em quatro meses no Estado, mais do que o dobro do segundo colocado, o Fiat Uno (7,2 mil).

Continua depois da publicidade

Confira os 10 carros seminovos e usados mais vendidos em SC

O que explica o domínio dos hatches

O presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Santa Catarina (Assovesc), Ambrósio Mafra Neto, explica que se hoje começa a haver uma tendência de SUVs e picapes nas vendas de carros zero, até pouco tempo atrás eram os hatches populares que dominavam as listas de carros 0km mais vendidos no país. Uma dinastia que reinou por muitos anos.

Por conta disso, os modelos são hoje os que têm maior estoque de carros no mercado de seminovos e usados, o que ajuda a explicar a liderança no ranking de mais vendidos em garagens e revendas. A expectativa é de que a tendência de mais SUVs e picapes se reflita nas vendas de seminovos nos próximos anos, com a maior quantidade desses veículos em circulação.

— O Gol, por exemplo, foi o carro mais vendido do país por mais de 20 anos. É o carro que mais tem unidades no Brasil, por consequência acaba sendo o que mais vende — explica o dirigente.

Continua depois da publicidade

O fato de os carros zero terem registrado um forte aumento nos preços após a pandemia também contribui para que muitos compradores que não conseguem acessar os veículos novos olhem para o mercado de seminovos. Nas revendas, há mais opções desses modelos de entrada e o ticket médio é menor — o que também se torna um importante atrativo.

Um terceiro fator que tem ajudado as vendas nesse segmento é a redução da taxa de juros, que também passa a favorecer os financiamentos.

Todo esse contexto resultou em um aumento médio de 9,5% nas vendas de seminovos e usados entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.

Leia também

Carros mais “beberrões” de 2024 têm média de até 4 quilômetros por litro; veja ranking

Por que os carros SUVs tomaram conta das vendas em SC; veja modelos mais vendidos

Os carros mais econômicos do Brasil em 2024