Joinville e Chapecó estão entre as dez cidades brasileiras que mais incentivaram a implantação de infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade para o 5G. O ranking leva em consideração os 155 municípios com mais de 200 mil habitantes, e foi divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e conectividade.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A liderança do ranking, chamado de “Cidades Amigas do 5G”, ficou com Ponta Grossa (PR), seguida por Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). A primeira cidade catarinense é Joinville, que aparece na 8ª posição. Chapecó ficou na 10ª colocação.

Além disso, outras cidades de Santa Catarina aparecem nas primeiras colocações, como Criciúma (11ª), Itajaí (13ª) e Florianópolis (25ª). Por outro lado, Blumenau é apenas a 102ª colocada no ranking, enquanto São José aparece na penúltima posição, apenas a frente de Palmas (TO).

Seu celular é compatível com 5G? Saiba como verificar acesso à tecnologia

Continua depois da publicidade

O levantamento foi estabelecido a partir de critérios como autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; Balcão Único (solicitações que podem ser feitas em um único órgão da prefeitura); processos e documentação claramente definidos; e valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com o custo do processo de licenciamento.

Até agora, a única cidade catarinense com acesso ao 5G é a capital Florianópolis, apesar da cobertura da rede ainda ser limitada. Três empresas operadoras oferecem a conectividade na cidade, que tem 19 bairros/localidades com antenas para conexão da quinta geração de internet móvel, de acordo com dados da Anatel.

Joinville está pronta para receber o 5G

Uma lei sancionada em abril deste ano regulamentou a implantação da tecnologia 5G em Joinville e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação.

Com a aprovação da legislação, Joinville está pronta para receber investimentos de 5G. Por determinação do Governo Federal, a tecnologia foi implantada primeiro nas capitais brasileiras, mas a maior cidade do Estado afirma que foi uma das primeiras do Brasil a ter o ambiente pronto para a instalação da quinta geração.

Continua depois da publicidade

Segundo um cronograma divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os municípios com mais de 500 mil habitantes, como Joinville, poderão ter acesso ao 5G a partir de 1º de janeiro de 2023. O mesmo acontece com cidades ao entorno, como Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder.

Leia também:

Anatel antecipa etapas e internet 5G pode chegar antes do previsto na região Norte de SC

5G em Florianópolis ainda é limitado após um mês da ativação; veja bairros com cobertura

SC tem 215 localidades que devem receber ampliação do 4G como contrapartida do 5G