Com a divulgação do ranking da Fifa do mês de outubro, que definiu os cabeças de chave da Copa de 2014, o Brasil pode pegar, logo na fase inicial, seleções tradicionais como Itália e Inglaterra.

Continua depois da publicidade

Os cabeças de chave serão os sete melhores colocados no ranking da Fifa mais o Brasil, que apesar de estar apenas na 11ª colocação, ganha a condição de liderar um grupo por ser o país-sede. São eles:

Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Brasil. Além do Uruguai, que ainda precisa confirmar a sua vaga pela repescagem, contra a Jordânia. Se a Celeste não passar, o cabeça de chave será a Holanda, oitava colocada no ranking.

Os grupos são construídos de maneira balanceada, já que sempre terão algum integrante das Américas, da África ou da Ásia, e nunca mais de dois integrantes europeus.

Mesmo assim, em quase toda Copa do Mundo os sorteios acabam criando os “grupos da morte”, em que algumas das seleções mais fortes se enfrentam já na primeira fase da competição. Apesar da garantia de grandes partidas, isso pode significar também a eliminação prematura de um desses gigantes.

Continua depois da publicidade

Por sua conta e risco, Zero Hora resolveu mostrar alguns possíveis “grupos da morte”, levando em conta as regras existentes para a composição das chaves da Copa:

Brasil, França, Itália e Japão

Alemanha, Inglaterra, Chile e Gana

Argentina, Inglaterra, França e Nigéria

Uruguai, Portugal, Inglaterra e México

Holanda, Itália, Costa do Marfim e Equador

Espanha, Portugal, Chile e Estados Unidos