A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi apontada, pelo terceiro ano seguido, como a sétima melhor universidade do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
O índice avalia as 192 universidades do país, sendo 13 catarinenses, entre públicas e privadas, a partir de indicadores como pesquisa acadêmica, internacionalização e avaliações do mercado de trabalho.
Em 2015, a instituição obteve nota 92.04 – cerca de cinco pontos abaixo da primeira colocada, a Universidade de São Paulo (USP).
O RUF é realizado pelo Datafolha desde 2012. Naquele ano, a UFSC levou a 9ª posição e, nos três anos seguintes, ficou em 7ª.
Continua depois da publicidade
A pesquisa também ranqueia cursos dentro das próprias universidades. Na UFSC, os que levaram as melhores colocações são as engenharias Elétrica e Mecânica – ambas em 2º no índice nacional, atrás apenas de seus equivalentes na USP.
Outros cursos bem posicionados no ranking da federal são Engenharia de produção (3º), Engenharia Ambiental (4º), Design (6º), Engenharia de controle e automação (6º), Engenharia Civil (7º), Filosofia (8º), Psicologia (8º) e Química (8º).
Após queda, Udesc sobe para 41ª posição
Depois de cair da 55ª para a 68ª posição no ano passado, a Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) surpreendeu e ficou com a 41ª melhor instituição em 2015.
Continua depois da publicidade
O curso com a melhor avaliação da universidade é Moda, que ficou em 11º entre todos os equivalentes de outras universidades.
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também subiu no ranking, saindo da 65ª posição no ano passado para a 59ª em 2015.