Ranchos de caça foram destruídos e itens dos caçadores apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na segunda etapa da operação Pelznickel, em Blumenau e região. No começo do mês, a primeira fase consistiu no cumprimento de mandados de busca e três prisões em flagrante.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os agentes percorreram 32 quilômetros de trilha no Parque Nacional Serra do Itajaí e encontraram em meio à Mata Atlântica quatro ranchos de caça construídos ilegalmente. Além disso, canhões (arma de fogo artesanal utilizada no abate de animais), apitos para atrair aves e munições intactas e deflagradas foram recolhidos.

A ação na sexta-feira (15) foi em conjunto com a Polícia Federal, já que o parque é uma reserva nacional, e contou com o apoio do helicóptero Águia 01 da PM. A segunda fase da operação ocorreu dez dias depois da primeira, quando 18 ordens judiciais foram cumpridas nas casas dos caçadores em Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

As investigações, no entanto, ocorrem há mais de um ano. Isso porque desde 2023 a fiscalização tem identificado diversas vezes a prática criminosa dentro da unidade de conservação.

Em diferentes dias e horários o grupo caçava animais silvestres como veados, quatis, catetos, pacas, cutias, aves, tatus e macacos. Para isso, usava armadilhas, cães de caça, GPS e outras tecnologias, além de contar com “olheiros” que avisavam os caçadores ao perceberem a presença dos órgãos de fiscalização.

Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de arma de fogo e envolvimento em organização criminosa voltada à prática ilegal de caça.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma área de Mata Atlântica que abrange nove municípios: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. A PMA não detalhou em quais dos municípios estavam os ranchos.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Aquário de Balneário Camboriú surpreende ao anunciar espécie de novo casal de moradores