Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (2). O nome da cidade viralizou depois que a infectologista Luana Araújo rebateu o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS) na CPI da Covid para contestar a eficácia do tratamento precoce contra a doença.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> Florianópolis registra panelaço contra Bolsonaro durante pronunciamento nesta quarta
O parlamentar costuma falar do município catarinense, que usa esse tipo de medicação, como um exemplo de sucesso. Os internautas lembraram disso e citaram Rancho Queimado em uma série de postagens com críticas a argumentos de Heinze.
Em seu depoimento na CPI da Covid, a infectologista disse que insistir no uso da cloroquina e hidroxicloroquina para tratar infectados é “perda de tempo”. “E perder tempo na pandemia é perder vidas. Tempo e energia gastos em um discussão anacrônica e contraproducente, tanto pelo tamanho quanto pela sua ineficiência”, disse ela.
Continua depois da publicidade
Em determinado momento, Luis Carlos Heinze contestou o depoimento da médica: “são 28 países que usam esse tratamento”. Luana Araújo rebate: “são mais de 200 países, senador. Ele insiste: “eu to falando que são 28 que usam. “E os outros não usam”, declara a infectologista.
Veja o momento:
Na #CPIdaCOVID , mais um episódio de desinformação sobre tratamento precoce do Rancho Queimado do senador Heinze . Ele diz que mais de 20 país usam, Luana “são mais de 200 países, senador”, “Mas 28 usam”, “Mas os outros não” ️ pic.twitter.com/PZdNKX0pFr
— abocadelobo (@abocadelobo) June 2, 2021
Rancho Queimado na CPI
Além de Luis Carlos Heinze, o senador Jorginho Mello (PL-SC) também já havia citado Rancho Queimado em outros momentos da CPI para defender a tese de que o uso de medicamentos sem comprovação científica, como a ivermectina e hidroxicloroquina, tiveram sucesso na redução de casos e mortes.
No entanto, os números oficiais do governo de Santa Catarina, comprovam que não há nenhuma diferença entre Rancho Queimado — que registrou duas mortes por Covid-19 — e outras cidades catarinenses do mesmo porte, como mostrou o colunista Ânderson Silva e o repórter Cristian Weiss.
Continua depois da publicidade
Veja a repercussão nas redes:
Será que hoje o Senador Heinze vai falar sobre a borda da sua Terra Plana que se chama Rancho Queimado? #CPIdaCovid #CPIdaPandemia pic.twitter.com/31Ua7wqNg3
— Zemog (@ZemogErdanxela) June 2, 2021
TEM QUE MUDAR A CAPITAL DO BRASIL PRA RANCHO QUEIMADO!!!
— CORONEL SIQUEIRA (@direitasiqueira) June 2, 2021
Esperando ansiosamente o embate de Luana Araújo com senador Rancho Queimado ahahahahhah
— Valete (@JefConstantine) June 2, 2021
Maníaco de Rancho Queimado: 28 países usam.
Dra. Luana: São duzentos países, senador.
MRQ: Mas estou falando de 28 países que usam.
Dra. Luana: E todos os outros não usam, senador.
FIM.— Orlando Silva (@orlandosilva) June 2, 2021Continua depois da publicidade
Imagina um casal formado pela Dra Cloroquinha e o Sr Rancho Queimado pic.twitter.com/Uyj92AZ69Y
— Dudu (@Dudu) June 1, 2021