O Parlamento da África do Sul elegerá nesta quinta-feira o empresário Cyril Ramaphosa como novo presidente del país, anunciou o partido governista Congresso Nacional Africano (ANC), após a renúncia na quarta-feira de Jacob Zuma como chefe de Estado.
Continua depois da publicidade
O ANC, que tem maioria absoluta no Parlamento, confirmou em um comunicado que apresentará a candidatura de Ramaphosa “para que seja eleito novo presidente da República Sul-Africana”.
Zuma, enfraquecido por um escândalo de desvio de recursos públicos, anunciou na quarta-feira à noite em um discurso à nação que tomou a “decisão de renunciar como presidente da República com efeito imediato”.
Cyril Ramaphosa, que assumiu em dezembro a liderança do ANC, buscava a saída de Zuma, afetado por várias acusações de corrupção, com o objetivo de evitar uma catástrofe para o partido nas eleições gerais de 2019.
Continua depois da publicidade
O futuro presidente, ex-sindicalista que se tornou milionário, prometeu reativar a economia do país, estagnada há algum tempo, e erradicar a corrupção que afeta seu partido e a cúpula de Estado.
* AFP