Cerca de 80 mil fieis muçulmanos rezaram na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, na primeira sexta-feira do Ramadã, anunciou o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, que enfatizou que ainda não foram registrados incidentes.
Continua depois da publicidade
Mais de 3 mil policiais israelenses foram mobilizados na Cidade Velha e em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada a Israel para evitar incidentes no início do mês de jejum muçulmano, considerado como um momento de renovação da fé.O jejum é obrigatório a todos os muçulmanos que chegam à puberdade, e o jejuador deve abster-se de tudo que vai contra a moral, pois o jejum é visto como uma grande prática de disciplina e da doutrina, tanto espiritual como moral.
A ação não se limita somente à abstinência de comer ou beber, mas também de todas as coisas más, maus pensamentos ou maus atos.
O jejuador deve ser indulgente se for insultado ou agredido por alguém, deve evitar todas as obscenidades, ser generoso, bem mais do que os outros meses e aumentar a leitura do Alcorão.
A polícia e o exército israelense suavisaram as restrições habituais de acesso dos palestinos a Jerusalém Oriental nestas datas, mas impuseram um limite de idade para os homens, um mínimo de 40 anos.
Continua depois da publicidade
A Esplanada das Mesquitas abriga a Cúpula da Rocha e a mesquita de Al Aqsa, terceiro lugar santo do Islã.