Uma fila de carros na Avenida Atlântica chamou a atenção de quem passou pela Barra Sul, em Balneário Camboriú, no sábado de tarde. E não era congestionamento. Eram os carros que cruzavam a linha de chegada do Rally Transcatarina. No total, 155 veículos foram até o final da competição, que começou no dia 18, em Fraiburgo, e percorreu 800 quilômetros por todo o Estado. A competição faz parte do aniversário de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
O terceiro e último dia teve 130 quilômetros de trecho cronometrado, partindo de Guaramirim, no Norte de SC, e que passou por zonas de reflorestamentos de pinus e eucaliptos. Depois, a planilha levou os participantes para uma área de mineração, onde a principal característica foi o terreno arenoso. Embora não tenha chovido, o piso anda estava molhado. Os carros continuaram patinando e foi difícil manter a máquina na trilha. Até o último minuto, concentração de piloto e navegador foi fundamental, além de força no braço.
Na categoria Super Master, a competição foi bem acirrada. Apenas 10 pontos de diferença separavam os líderes, Daniel Maffi e Enedir da Silva Júnior, de Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros. Porém, mais três duplas ainda tinham chances de vitória. Então, após a conclusão do terceiro dia, na soma da pontuação, os campeões foram Hideki e Medeiros.
Na Graduados, Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista lideraram a competição, vencendo dois dos três dias de evento. A Júnior foi a categoria mais disputada de todas. Duas duplas iniciaram a etapa derradeira empatadas: Marcos Gustavo Francio e Bruno Rozalen Tesser, e Eduardo Schvambach e Júlio Cesar Maba Floriani. Na busca da maior pontuação na etapa final, por uma diferença de quatro pontos, Schvambach e Floriani soltaram o grito de campeão.
Continua depois da publicidade
As categorias Turismo Light e Turismo Adventure reúnem uma turma que gosta de explorar novos lugares. A primeira segue por trilhas com grau de dificuldade leve, onde os passeios são mais tranquilos, com paradas para conhecer pontos turísticos e apreciar a paisagem. Já a Adventure é procurada por aqueles que querem viver emoções mais fortes. Estrada com obstáculos mais exigentes, onde todo o potencial off-road e o espírito de companheirismo é colocado em prática. Não há classificação nas duas modalidades.
Resultado final
Categoria Super Master
1º – Acyr Hideki da Silva e Renan Medeiros (Corupá)
2º – Daniel Maffi e Enedir Silva Júnior (Chapecó)
3º – Rone Branco e Jhonatan Ardigo (Curitiba)
Categoria Graduados
1º – Vinicius Polati e Marcos Evangelista (Curitiba)
2º – Edson Schebeski e Alexandre Dalssoto (Ponta Grossa)
3º – Leandro Gasparetto e Vilson Ferreira (Joinville)
Categoria Júnior
1º – Eduardo Schvambach e Júlio César Floriani (Jaraguá do Sul)
2º – Marcos Francio e Bruno Tesser (Caçador)
3º – Claudemir Hubner e Ana Hubner (Caçador)