Os fortes ventos registrados em Blumenau e região têm mobilizado Defesas Civis e bombeiros nas últimas horas. Na maior cidade do Vale do Itajaí, ruas precisaram ser fechadas por quedas de árvores ou outros objetos. Há casos de destelhamento e danos à fiação elétrica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Em Blumenau, as ruas Getúlio Vargas, no Centro, e Almirante Tamandaré, na Velha, foram bloqueadas. A primeira por conta de um risco de queda de árvore. A segunda por causa de materiais que começaram a cair de um prédio em construção. Um trabalhador da obra perto do 10º Batalhão da PM chegou a ser atingido por um pedaço de madeira e, por precaução, a Guarda de Trânsito proibiu a passagem de carros.
A Rua Itajaí também ficou totalmente interditada por 45 minutos depois de uma árvore tombar. O vento danificou semáforos na região central, como no encontro da Martin Luther com a Tocantins (para subir a Ponte de Ferro), a Martin Luther com a Desembargador Oscar Leitão e a Rua São Paulo com a Paraíba. Agentes estão nos locais, mas o trânsito é lento.
Por que tantos vendavais em Santa Catarina?
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil não atualizou a quantidade de ocorrências registradas até a publicação deste texto, mas sabe-se que além das quedas de árvores houve destelhamentos e problemas nos fios dos postes. Às 14h30min havia 9,2 mil imóveis sem energia na cidade.
Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó também registraram quedas de árvores. Em Gaspar, uma figueira quase centenária tombou diante da prefeitura. Essa foi uma das seis ocorrências envolvendo vegetação atendidas pela Defesa Civil do município. Foram atendidos até o começo da tarde outros quatro destelhamentos e três verificações de risco estrutural.
Em Timbó, equipes fizeram a limpeza da SC-416 entre Timbó e Pomerode.
Leia mais
Corre-corre após vendaval derrubar parede termina com mulheres pisoteadas em Navegantes
Vídeo impressionante mostra vento arrancar telhado inteiro de casa em Itapema