O percentual de lares com acesso à internet em Santa Catarina em 2018 cresceu 10,4% em relação a 2016, atingindo 83,6% – ou seja, praticamente 4 em cada 5 casas do estado estão conectadas. Agora, SC ocupa a quinta posição no país, uma posição acima de 2016. O percentual no Brasil foi de 79,1% em 2018. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgada nesta quarta, 29/04.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina liderou no acesso à internet pela televisão. Segundo a pesquisa, 35% dos domicílios do estado acessam a internet por smart TVs – o número é o maior entre todos os 27 estados do Brasil. O crescimento de 20,5% dos acessos via TV, entre 2016 e 2018, também foi o maior do Brasil e à frente, por exemplo, de Rio Grande do Sul (14,5%) e Paraná (11,4%). Em dois anos, Santa Catarina saltou da 4ª para a 1ª posição no país. No país, o percentual de casas que utilizam a TV para acesso à internet no Brasil em 2018 foi de 23,4%.

Já o telefone celular foi a principal forma de acesso nos domicílios catarinenses. Os smartphones são responsáveis pelo acesso à internet em 99,2% dos lares em SC, sendo a forma de acesso à internet com maior percentual de utilização, à frente de computador, tablet e televisão. O acesso via celular cresceu 3,1% entre 2016 e 2018, o segundo maior entre os 27 estados.

Um dado curioso da pesquisa é que o acesso via computadores ou tablets caiu 11% entre 2016 e 2018, ainda assim, atingiu 61,5%, o segundo mais alto do país em 2018. Mas a queda não foi exclusiva de SC: no país, a média de “abandono” dos computadores ou tablets foi de 8%. Santa Catarina também tem o quarto maior percentual de acesso à internet entre pessoas com mais de 10 anos: 81%. Um crescimento de 11,4% em relação a 2016, e o maior das regiões Sul e Sudeste.

E se Santa Catarina lidera no ranking de acessos à internet via smart TVs, o estado também foi um dos poucos onde a TV por assinatura registrou alta (2,8% de 2016 para 2018). Somente menor que o de Minas Gerais (5%) e o do Maranhão (4,4%).

Continua depois da publicidade

Ainda sobre as TVs, um dado alarmante: segundo a pesquisa do IBGE, o sinal digital de TV aberta não chegava a 15% dos domicílios catarinenses em 2018. O percentual foi maior que o nacional (12,9%) e o de outros treze estados. E, apesar de a cobertura ter crescido 5% no estado, Santa Catarina caiu quatro posições no ranking nacional.

Vale lembrar que, ainda segundo a PNAD Contínua TIC, 45.960 milhões de pessoas, cerca de 25% de toda a população com 10 anos ou mais de idade, não utilizaram a rede no período de referência do levantamento – um enorme contingente de “excluídos digitais”.

gráfico
(Foto: Divulgação)

ACATE ajuda profissionais

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) lançou o ACATE Reconecta, em parceria com a Vertical People Tech. A iniciativa tem dois objetivos: o primeiro, demonstrar que, apesar da crise, muitas empresas de tecnologia catarinenses seguem com muitas vagas em aberto e investindo; e o segundo, auxiliar os profissionais que foram desligados recentemente, criando um canal direto às vagas abertas e disponibilizando um mapeamento de cursos de qualificação e reciclagem, gratuitos e nas mais diversas áreas, para que possam aproveitar esse período para estudar e adquirir novos conhecimentos.

As empresas que buscam profissionais podem conferir o endereço no site. Já os profissionais que buscam recolocação podem obter mais informações no site.

Continua depois da publicidade

Exercícios no YouTube

Que tal fazer aulas de pilates e treinamento funcional online, via YouTube? A iniciativa é da professora de Educação Física Deise Cristiane Moser, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville.

Inicialmente, o objetivo era fornecer atividades aos idosos do projeto Voo Livre e servidores da instituição, mas o serviço acabou sendo disponibilizado ao público em geral. As atividades são próprias para serem realizadas em casa e com instrumentos caseiros que substituem equipamentos de ginástica. Basta entrar no YouTube e buscar pelo canal ‘ativos na quarententa’.

Os vídeos são postados todas as terças e quintas.