A frente fria que se aproxima de Santa Catarina nesta sexta-feira (6) vem acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo, o risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ainda conforme a Epagri, os temporais continuam durante a madrugada e manhã de sábado (7), e afetam todas as regiões do Estado. Ao longo do dia, o tempo permanece nublado, com chuva persistente, especialmente entre o Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Norte do Estado. Embora o risco associado aos ventos intensos e granizo diminua, aumentam as chances de alagamentos e enxurradas devido à intensidade e persistência dos temporais.
Chuva intensa em SC tira 200 pessoas de casa e deixa comunidades isoladas
Entre domingo (8) e segunda-feira (9), os dias seguem marcados por tempo nublado e chuvoso em grande parte do Estado. Conforme a Epagri, o risco é de moderado a alto para ocorrências meteorológicas , principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa, e nas regiões do Extremo-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
Previsão de chuva intensa deixa alerta para alagamentos e inundações em Joinville e região
Volume de chuva pode chegar a 300 milímetros
Nas áreas mais atingidas, são esperados, em média, volumes entre 200 milímetros e 250 milímetros, com pontuais em torno de 300 milímetros. “Diante disto, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto”, informou a Epagri/Ciram em nota.
Na área entre as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, a chuva também permanece frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80 milímetros, com pontuais em torno de 100 milímetros durante todos os dias de chuvas. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.
Com dezembro mais chuvoso, veja como será o verão 2025 em SC
Os altos volumes de chuva previstos devem causar a elevação dos rios na maior parte das bacias catarinenses entre o final de semana e início da próxima semana.
Como será o verão em SC?
Continua depois da publicidade
Riscos na bacias hidrográficas
Nas bacias hidrográficas das regiões do Extremo-Oeste, Oeste e Meio Oeste catarinense há risco alto para ocorrências de inundações graduais, com destaque para a bacia do Rio do Peixe, onde os rios devem atingir níveis de emergência para inundações ao longo do final de semana.
Na região do Extremo Oeste e Oeste, há risco de inundação nas bacias dos rios Chapecó, Antas, Irani e Jacutinga. Ainda nessas regiões, o risco é alto para ocorrências de enxurradas, em rios menores, com resposta mais rápida aos volumes precipitados.
O Rio Uruguai também sofre risco de elevação, podendo ocorrer extravasamentos em áreas ribeirinhas, porém a Epagri destaca que pode ocorrer variações de acordo com as manobras dos reservatórios da região.
Na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, o risco é alto para ocorrência de inundações, principalmente no Médio Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência, em municípios como Blumenau, Benedito Novo, Ascurra e Timbó.
Continua depois da publicidade
Já nos municípios do Alto Vale do Itajaí e bacia do Itajaí-Mirim, o risco é moderado para ocorrência de inundações, porém não se descarta a possibilidade de inundações em alguns municípios dessas regiões. Nessas bacias, o risco também é alto para ocorrência de extravasamento em rios menores, córregos e ribeirões.
O risco também é alto nas bacias hidrográficas do Litoral Norte, onde há possibilidade de extravasamento dos rios ao longo do final de semana e início da próxima semana. Nessa região, também há chances de alagamentos e enxurradas.
Na região do Planalto Norte o risco segue alto para inundação ao longo da próxima semana, principalmente na divisa com o Paraná, devido às características dessas bacias, que apresentam resposta mais lenta à precipitação acumulada. Já nas áreas próximas às cabeceiras (topo de bacia), o risco de inundação é alto ao longo do final de semana, devido a resposta mais rápida dos rios nessas áreas, como em Rio Negrinho e Canoinhas.

Leia mais
Governo anuncia concurso público para Polícia Federal com 192 vagas
Obra de viaduto que provoca caos na BR-470 em Blumenau tem data para terminar; FOTOS