Um raio atingiu e danificou o telhado de quatro casas na comunidade Chico Mendes, região continental de Florianópolis, na noite de quarta-feira. A casa mais alta teve uma parte da parede quebrada e terá de refazer toda a fiação elétrica. De acordo com os moradores, as famílias estavam em casa quando começou a tempestade e por volta das 19h30min foi ouvido o raio, seguido de um clarão e uma explosão no telhado. Uma pessoa ficou ferida.
Continua depois da publicidade
Com a descarga elétrica, móveis foram destruídos e os aparelhos eletrônicos queimaram. A estrutura das casas não foi danificada. Marizete de Fátima estava assistindo televisão em seu quarto, no segundo andar da casa, quando ouviu o barulho. O colchão em que estava pegou fogo e a porta do roupeiro caiu:
— Eu achei que fosse uma bomba. Veio muita fumaça preta dentro de casa. Queimei as costas, bati e cabeça e fui parar no hospital — conta.
Marizete mora com o sobrinho, o taxista Paulo Roberto da Silva, que não pode fazer nenhuma corrida nesta quinta-feira. Os dois passaram o dia retirando escombros e partes da mobília destruída do sótão e do segundo andar.
Continua depois da publicidade
— Ainda nem avaliamos os danos materiais. Mas tudo que estava na tomada, TV, geladeira, queimou tudo. Não só aqui, mas da vizinhança toda — lamentou. Quem puder ajudar a família deve entrar em contato com Paulo pelo telefone 8437-6170.
A moradora de outra das residências atingidas, Diane Ketty de Oliveira Wolff, conta que estava servindo a janta para os três filhos quando viu o clarão, um barulho de estouro e uma fumaça preta:
— Na hora eu peguei meus filhos e saí da casa, pensei que era um incêndio, não pensei que era um raio. Foi um desespero, porque meus filhos estavam brincando no sótão minutos antes. Quando fui pra rua vi que o telhado da minha vizinha tinha ficado ainda pior — relatou.
Continua depois da publicidade
Raio atinge casa e derruba telhados na Chico Mendes
A Defesa Civil de Florianópolis esteve no local na manhã desta quinta-feira e confirmou que um raio atingiu uma das casas e outras três foram danificadas pelos estilhaços. O chefe de atividades técnicas do órgão, Luiz Eduardo Machado, garante que a estrutura das casas não foi danificada.
— Vamos providenciar lonas para essas famílias e solicitar junto à Secretaria do Continente os recursos necessários para a reconstrução dos telhados — informou.
Machado explica que é muito difícil um evento desse acontecer numa região baixa e plana, como aquela área da Chico Mendes. Ele afirma ainda que não há como evitar uma descarga elétrica. O que a população tem de fazer é acompanhar os alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil nos meios de comunicação e redes sociais.
Continua depois da publicidade
— É complicado, porque é dentro de casa que as pessoas se sentem mais seguras. Os prédios ainda possuem sistema de proteção contra raios, mas as residências são mais vulneráveis — completa.
Fim de semana tem risco de novos raios
Uma massa de instabilidade que está no Paraguai irá passar pelo Oeste Catarinense e deve chegar nesta sexta-feira à Grande Florianópolis, onde irá encontrar o tempo abafado. Essa condição é combustível para novas descargas elétricas.
Conforme a Defesa Civil estadual, há risco de temporais isolados, rajadas fortes de vento, raios e granizo isolado especialmente no Oeste e Meio-Oeste (áreas mais próximas ao Paraná), Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
