A Espanha voltou ao tempo do Império. Uma grande comitiva está desde a semana passada em Cingapura para acompanhar a decisão da escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2012.
Continua depois da publicidade
Entre as pessoas que defendem a candidatura da capital espanhola na votação desta quarta, dia 6, estão a rainha Sofia e o ex-presidente do COI Juan Antonio Samaranch.
Também estão hospedados no Hotel Rafflex o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, o prefeito Alberto Ruiz-Gallardón e mais 11 desportistas.
Entre os atletas estão o atacante Raúl, do Real Madri (o presidente do clube, Florentino Pérez, também marca presença) o jogador de basquete Pau Gasol, do Memphis Grizzlies, e o ciclista Miguel Indurain.
Esta é a segunda vez que Madri se candidata a sede dos Jogos Olímpicos. A primeira foi para a competição de 1972. A candidatura se baseia em três núcleos esportivos principais. Dos 35 lugares destinados à competição, 24 já estão prontos. Os gatos com as sedes esportivas estão orçados em 115 milhões de euros (somando-se a Vila Olímpica, são 147 milhões).
Continua depois da publicidade
Um ponto negativo é a presença da organização separatista basca ETA, que cometeu diversos atentados neste ano em todo o país. No último deles, no fim de junho, um carro-bomba explodiu justamente no estádio La Peineta, na capital, um dos cenários mais importantes da competição.
As informações são da Agência Placar.