Considerada a rainha do rock brasileiro, Rita Lee morreu nesta segunda-feira (8), em São Paulo. De “Ovelha Negra” a “Lança Perfume”, as músicas da cantora paulista embalaram a trilha sonora de milhares de brasileiros ao longo dos anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1947 na cidade de São Paulo e era filha do dentista Charles Jones e de Romilda Padula. Uma curiosidade é que “Lee” é um nome composto, dado pelo pai às três irmãs da cantora em homenagem ao general americano Robert E. Lee.
Rita Lee é internada em hospital de São Paulo
A experiência de Rita com a música teve início ainda na infância, principalmente influenciada pela mãe, que tocava piano. Além disso, após o pai atender a pianista Magdalena Tagliaferro, Rita passou a ter aulas do instrumento com ela. Porém, após fazer xixi na hora de se apresentar, a professora aconselhou os pais de Rita para que ela desistisse da música.
Continua depois da publicidade
Porém, a cantora não seguiu a dica e seguiu trilhando a carreira musical. Já aos 15 anos ela fez sua primeira participação como backing vocal de um pianista que fazia covers de Ray Charles. Depois, junto com três amigas, criou o grupo Teenage Singer, onde tocava bateria e cantava.
Após o término do grupo, ela chegou a participar de outra banda que conheceu na adolescência e assim nasceu a Six Sided Rockers, que contava com Arnaldo e Sérgio Batista entre os membros.
Já em 1966, a banda fechou o contrato com uma gravadora onde trocaram o nome para O’Seis e lançaram dois álbuns.
O último, impecável e histórico show de Rita Lee em Florianópolis
Dos Mutantes à Tutti Frutti
Depois da saída de outros três membros, o trio passou a se chamar “Os Bruxos”. Eles, então, foram convidados a participar de “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, onde o apresentador batizou o trio de “Os Mutantes”.
Continua depois da publicidade
Após fazerem participações oficiais em shows de Gilberto Gil e Nana Caymmi, os Mutantes lançaram seu primeiro álbum em 1968 com músicas como “Trem Fantasma” e “O Relógio”.
Na metade de 1970, após uma briga, o grupo rompeu. Rita, então, se mudou para Londres, cidade onde adotou os cabelos vermelhos, visual que a acompanhou por toda a carreira.
Já de volta ao Brasil, formou a banda Tutti Frutti com a guitarrista Lucinha Turnbull e membros da Lisergia. Mas foi só em 1975 que a banda começou a fazer sucesso ao lançar o álbum “Fruto Proibido”, que contava com músicas como “Ovelha Negra” e “Agora Só Falta Você”.
A banda ainda lançou os álbuns “Entradas e Bandeiras” e “Babilônia”, até que se desfez em 1978 após brigas entre os intrigantes.
Continua depois da publicidade
Após vencer câncer no pulmão, Rita Lee será homenageada no Grammy Latino
Roberto Carvalho: parceria na vida e na música
Em 1976 Rita conhece Roberto de Carvalho, músico carioca em que iniciou uma parceria tanto na música quanto na vida. Em agosto daquele mesmo ano, inclusive, ela ficou grávida do primeiro filho do casal, mesma época que foi presa por porte e uso de maconha durante a ditadura militar.
Além de Beto Lee, a cantora paulista teve outros dois filhos com Roberto: João, em 1979, e Antônio, em 1981.
Já em 1979, Rita e o marido passaram a produzir discos e canções juntos. Foi dessa parceria que nasceram, por exemplo, músicas como “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Baila Comigo” ao longo dos anos até que em 1990 os dois se separaram e seguiram em carreira solo. O casal, no entanto, retoma o relacionamento anos depois, inclusive casando no civil em dezembro de 1996.
Rita Lee chamava câncer de “Jair”, revela família
Aposentadoria dos palcos e último disco
Em janeiro de 2012, Rita anunciou a aposentadoria dos palcos por conta da fragilidade física. Sua última apresentação ocorreu em 28 de janeiro de 2012 no Festival de Verão de Sergipe e terminou em polêmica. Isto porque a cantora se revoltou com uma suposta ação agressiva da polícia com o público, o que fez que ela fosse encaminhada à delegacia por desacato à autoridade.
Continua depois da publicidade
Já seu último disco de músicas inéditas foi lançado em 2012. Intitulado de “Reza”, a música que dá nome ao álbum foi um sucesso na época, tornando-se a canção mais escutada de 2012 e entrando para a trilha sonora da novela Avenida Brasil.
Diagnóstico de câncer
Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer nos pulmões. Desde então, a cantora se manteve reclusa, fazendo poucas aparições nas redes sociais. As postagens são sempre publicadas pelo marido, Roberto de Carvalho, motivando manifestações de carinho dos seguidores para a cantora.
Em abril de 2022, quase um ano depois do diagnóstico, ela foi considerada curada do câncer. . “A cura da minha mãe me emocionou pra car*lho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”, comemorou Beto Lee na época.
No dia 24 de fevereiro ela foi internada às pressas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O estado de saúde dela era considerado ““extremamente delicado”.
Continua depois da publicidade
*Com informações de Clic RBS
Leia também:
Como será pago o show de Gilberto Gil em Florianópolis
Em Florianópolis, Gilberto Gil admite sondagem do governo Lula 3: “Não tenho mais idade”
Gritos calorosos e grandes sucessos marcam retorno de Gilberto Gil a Florianópolis; veja fotos