As últimas duas décadas foram caóticas para o Raimundos. Da garagem dos amigos em Brasília ao estrelato de uma das maiores bandas de rock no fim dos anos 90, com a correria de shows Brasil afora, houve mudanças na formação e a presença constante do espírito roqueiro herdado das influências dos Ramones. A viagem não foi calma, mas o tempo deixou os marinheiros bem treinados para trabalhar com tranquilidade e fazer seu rock?n roll até hoje. Ao menos é o que garante o vocalista Digão, único a seguir firme com a banda desde o início.

Continua depois da publicidade

É com esse espírito de sobrevivência do hard rock que os Raimundos voltam à região neste sábado para um show no Festival Rock?n Beer, em Itajaí. Comemoram os 20 anos da banda em uma turnê especial, com repertório escolhido pelos próprios fãs, que mistura os grandes sucessos dos anos 90 – “Eu Quero Ver o Oco”, “Mulher de Fases”, “Me Lambe”, “I Saw You Saying” – com as novas músicas do trabalho mais recente, o disco Cantigas de Roda, lançado em 2014. O momento marca uma volta da banda ao grande público depois de anos de ostracismo. Desde então, tocaram no festival Lollapalooza em 2014 e tiveram a música “Vida Inteira” selecionada para a abertura da última temporada de Malhação.

– Esse retorno do Raimundos saiu melhor que a encomenda. É um momento muito positivo da nossa história, com muito trabalho e verdade no que a gente faz. Estamos em mares mais calmos, tocando da forma mais pura, sem se preocupar se precisa tocar em rádio ou não. O rock tá vivo no underground, com a galera tocando pela arte, não pelo dinheiro – contou Digão em entrevista ao Santa nesta semana.

Para quem vai ao show neste sábado, o vocalista lembra que é, possivelmente, uma das últimas chances de ver a versão “plugada” dos Raimundos pelos próximos tempos. Em novembro a banda grava em Curitiba o primeiro DVD acústico da sua trajetória, revisitando a carreira “sem a capa da guitarra, para deixar clara a musicalidade, de um jeito bom de cantar junto”, nas palavras de Digão. Com o trabalho pronto, a ideia é rodar o Brasil ano que vem com o show acústico. Com menos equipamentos, o formato possibilita que a banda toque em lugares diferentes e menores.

Rock e cerveja artesanal

Continua depois da publicidade

O festival Rock?n Beer une duas paixões que combinam perfeitamente: rock e cerveja artesanal. A programação começou na sexta-feira à noite e termina neste sábado, com o show dos Raimundos no encerramento. Além da atração principal, outras quatro bandas sobem ao palco montado no Centreventos de Itajaí. Seis food trucks estarão estacionados por lá e 20 cervejarias levam mais de cem rótulos ao público.

– Uma vibe boa para curtir as cervejas e depois encerrar celebrando com a gente com muito rock. Escolheram a banda certa para o festival (risos) – brinca Digão.