O piloto finlandês Kimi Räikkönen, da Lotus, surpreendeu a todos ao vencer neste domingo o Grande Prêmio da Austrália, primeira prova da temporada, superando os grandes favoritos ao título, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari, 2º) e o atual tricampeão mundial, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull, 3º).

Continua depois da publicidade

O brasileiro Felipe Massa ficou perto do pódio, chegando em quarto, na mesma posição em que saiu do grid. Ele fez uma grande largada, para a segunda posição, mas acabou ficando atrás dos líderes depois da segunda parada.

Räikkönen, que largou em sétimo, venceu graças uma estratégia ousada com apenas duas paradas, uma a menos que Alonso, Vettel e Massa.

– Eu tinha ficado decepcionado com o resultado do treino classificatório, mas sabia que tinha um ótimo carro neste fim de semana e que se conseguisse economizar os pneus dianteiros, teria uma boa chance de ganhar. Deu tudo certo e consegui atacar na hora certa – analisou o finlandês.

Esta foi a vigésima vitória da carreira do piloto de 33 anos, campeão com a Ferrari em 2007 e terceiro colocado do Mundial de pilotos na última temporada. Seu último triunfo havia sido no GP de Abu Dhabi, em novembro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Vettel, que tinha conquistado a ‘pole-position’, largou muito bem e parecia se encaminhar até uma vitória fácil, mas acabou sendo surpreendido pela estratégia da Lotus e pelo talento de Alonso, que tirou o máximo do potencial da sua Ferrari.

– Quando se larga da ‘pole’, é para vencer, mas mesmo assim estou satisfeito com este terceiro lugar. Tínhamos uma estratégia semelhante à da Ferrari, mas de qualquer forma era impossível ir atras de Kimi, ele foi rápido demais hoje – comentou o alemão.

O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que saiu em terceiro, ficou na quinta posição, mostrando que a escuderia alemã ainda precisa melhorar para competir com os melhores. Seu companheiro de equipe, o alemão Niko Rosberg, que tinha cravado o melhor do Q1 e do Q2 no treino classificatório, teve um problema com o sistema eletrônico do seu carro e teve que abandonar a prova.

O queridinho da torcida local, o australiano Mark Webber, largou na primeira fila ao lado do companheiro de equipe Vettel, mas acabou terminando a prova em sexto.

Continua depois da publicidade

O alemão Adrian Sutil, da Force India, que voltava à Fórmula 1 depois de uma ano fora das pistas, deixou a corrida mais emocionante ao adotar uma estratégia oposta dos rivais nas trocas de pneus, usando as gomas super macias por último.

Largando apenas em 12º, surpreendeu a todos ao fazer sua segundo parada apenas a dez voltas do final e chegou até liderar a prova em alguns momentos.

Ele acabou terminando em sétimo, na frente do seu companheiro de equipe, o escocês Paul Di Resta.

A maior decepção deste primeiro Grande Prêmio da temporada foi a McLaren. O britânico Jenson Button ficou apenas nono e o mexicano Sergio Pérez sequer pontuou, chegando em 11º.

O francês Romain Grosjean, da Lotus, foi muito longe do nível do companheiro de equipe Raikkonen, mas mesmo assim conquistou um ponto ao terminar a prova em décimo.

Continua depois da publicidade

A segunda corrida da temporada será disputada no próximo fim de semana no circuito de Sepang, na Malásia.

Confira a classificação do Grande Prêmio da Austrália:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)

2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)

4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)

5. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

6. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)

7. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)

8. Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes)

9. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes)

10. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)

11. Sergio Perez (MEX/McLaren-Mercedes)

12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)

13. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)

14. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault)

15. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)

16. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)

17. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth)

18. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault)