Clima ameno, águas cristalinas e um vento constante. Com elementos ideais para competições de vela, a raia de Jurerê, em Florianópolis, receberá o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship entre os dias 7 e 16 de abril.

Continua depois da publicidade

::: Abu Dhabi vence a quinta etapa da Volvo Ocean Race em Itajaí

::: Confira todas as notícias do Esporte

Ao todo, 10 regatas estão previstas para o evento, que terá no domingo o primeiro dia de disputas, quando irão para a água grandes nomes da vela mundial – juntos, somam 15 medalhas olímpicas e mais de 20 títulos mundiais.

Continua depois da publicidade

– A nata do esporte participará dessa competição, o que por si só já torna o evento especial. Podemos esperar regatas bastante disputadas – adianta o comandante chileno Horácio Paves, do veleiro Mitsubishi Acuarios. No mesmo barco estarão Nuno Barreto, bronze olímpico em Atlanta, e também Aureliano Negrini, que conquistou uma medalha no mundial da classe Snipe em 1999.

O local de saída dos Soto 40 será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade. De lá, as equipes partirão para a raia, que será montada a apenas um quilômetro da praia, entre o continente e a ilha de Santa Catarina.

– É uma bela raia, um palco ideal para um campeonato de altíssimo nível. Nunca competi em Jurerê nessa época do ano, mas tenho certeza que os navegadores se impressionarão com suas caraterísticas – comenta o velejador Henrique Haddad, do barco Carioca 04, que está em preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Outros dois nomes de peso que devem marcar presença são Mariano Parada, hexacampeão mundial de vela e tático do veleiro argentino Patagônia, e Torben Grael, detentor de cinco medalhas olímpicas e considerado o melhor velejador do mundo em 2009 após a conquista da Volvo Ocean Race.

A competição

O Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship tem o conceito de one design, no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas, com o objetivo de destacar a capacidade e o talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.

Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni.

Continua depois da publicidade

Em Jurerê, as tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível.

Programação do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship:

7 a 11/4 – Registro e vistoria

11/4 – Treino livre e briefing

12/4 – Primeira e segunda regatas

13/4 – Terceira e quarta regatas

14/4 – Quinta e sexta regatas

15/4- Sétima e oitava regatas

16/4 – Nona e décima regatas

16/4 – Premiação