Uma raia manta ameaçada de extinção foi vista em Laguna, no litoral Sul de SC, no sábado (15). Segundo o Projeto Franca Austral (ProFRANCA), essa é uma das maiores espécies de raias do mundo. Também foram vistas cinco baleias-jubarte e três toninhas. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essa foi a primeira vez que a raia manta foi vista no litoral de Santa Catarina. Ela foi avistada na Praia de Itapirubá. Segundo o projeto, o animal pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas. 

Veja o vídeo

Baleias-jubarte e toninhas 

Além da raia, a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, afirmou que também foram vistas cinco baleias-jubarte. Essas baleias migram para o litoral brasileiro para se reproduzir. Porém, costumam se concentrar mais no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.  

Continua depois da publicidade

> Nova planta rara nunca vista no mundo é encontrada em Santa Catarina

A baleia-jubarte saiu da lista de ameaçadas de extinção e, com o aumento populacional, estão aparecendo com mais frequência em outros locais do litoral brasileiro, explicou Karina Groch. A espécie já foi avistada este mês em Santa Catarina. Uma vez na Praia do Campeche, em Florianópolis, e outra na Praia do Mar Grosso, também em Laguna. 

Foram vistas ainda três toninhas que são os menores golfinhos encontrados na costa brasileira. A espécie é ameaçada de extinção.

Leia também

Oito peixes de espécie em extinção são vistos em São Francisco do Sul em fenômeno raro; veja vídeo

Como ficará a orla de Balneário Camboriú após alargamento da praia e reurbanização

Cidades de SC determinam corte de árvore com flor tóxica que pode envenenar animais