Rafaela Silva conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata na decisão da categoria leve (até 57kg) do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A brasileira perdeu na final para a cubana Yurisleidys Lupetey, após a arbitragem puni-la em duas oportunidades. As duas judocas já haviam se enfrentado durante a Copa do Mundo de São Paulo, em 2010, com vitória da cubana.

Continua depois da publicidade

As lutadoras começaram o combate de maneira cautelosa. Com pouco mais de um minuto, a brasileira sofreu uma advertência. A luta prosseguiu com as judocas trocando pegadas e tentando entrar com alguns golpes, mas sem muita eficiência.

Com um minuto e meio para o fim do combate, a brasileira voltou a ser advertida, o que rendeu um yuko para a cubana. A punição, por falta de combatividade, veio logo após Rafaela aplicar um golpe na cubana, numa decisão controversa da arbitragem. Nos segundos finais, Rafaela ainda tentou reverter o placar, mas acabou ficando com a prata.

– Não estava conseguindo encontrar a melhor maneira de encaixar meu judô. A altitude também incomodou bastante, fazendo com que nos cansássemos mais rápido, o que atrapalha muito na hora de pensar numa estratégia de luta melhor. A cubana não foi a melhor das adversárias, pois tentava continuar a luta, mesmo fora da área técnica. A arbitragem também não está lá essas coisas – reclamou.

– Estou um pouco triste por não ter conseguido meu objetivo, que era o ouro, mas se tudo der certo, esse ouro vem em Londres – disse a atleta, emocionada.

Continua depois da publicidade

Antes da decisão, Rafaela Silva bateu a canadense Joliane Melançon, nas quartas de final, com um ippon. Na semifinal, a judoca brasileira bateu a colombiana Yadinis Amaris, que sofreu três punições, que renderam à Rafaela um wazari.

O judô brasileiro era o atual campeão Pan-Americano na categoria, com o ouro conquistado por Daniele Zangrando nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Rafaela Silva é a atual vice-campeã mundial.