Rafael Ramthun (PL) foi eleito prefeito de Pomerode ao atingir 45,73% dos votos neste domingo (6) nas Eleições 2024. Ao lado de Daniel Buerger (Novo), o político deve comandar a prefeitura entre 2025 e 2028.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Veja a página especial com tudo sobre as Eleições 2024

Durante a campanha, que teve apoio do governador Jorginho Mello, Ramthun estabeleceu como causas principais as relacionadas à saúde, esporte e educação. Aos 47 anos, ex-presidente do Hospital Rio do Testo e formado em Economia, estreou nas urnas em 2018, quando ficou como suplente do PP na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Como foi a votação em Pomerode

  • Rafael Ramthun (PL): 45,73%
  • Gilmar Knaesel (PSDB): 32,05%
  • Chico Hass (PSD): 22,22%

Continua depois da publicidade

Em 2020, tentou a vaga como prefeito em Pomerode pelo Patriota, mas ficou em segundo lugar e perdeu para Ércio Kriek (então DEM). Dois anos depois, o mesmo partido tentou o lançar como deputado estadual, novamente sem sucesso.

A escolha dos pomerodenses foi entre três opções: Chico Hass (PSD), Gilmar Knaesel (PSDB) e Rafael Ramthun. Todos tiveram a condição confirmada pelos partidos nas convenções feitas até 5 de agosto.

No dia 16 do mês passado começaram as campanhas, que seguiram até este sábado (5), véspera da ida às urnas. Pomerode tem 26.798 eleitores e população estimada em 34,2 mil habitantes, conforme o Censo do IBGE de 2022.

Leia mais

Túnel começa a ser destruído e viaduto da BR-470 em Blumenau ganha novo prazo de entrega