A estrela de Rafael Moura brilhou mais uma vez e foi do atacante o gol que deu a primeira vitória para o Figueirense no Brasileirão 2016 e ainda tirou o time da zona de rebaixamento. O Furacão passou pelo São Paulo, semifinalista da Libertadores, na noite desta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli. Vitória para dar alegria à nação alvinegra e alívio para o técnico Vinícius Eutrópio, que já estava sendo criticado por parte da torcida por ainda não ter vencido no torneio nacional. A vitória também serviu para quebrar um tabu. Há mais de 10 anos que o Figueira não vencia o time tricolor. A última vitória foi em agosto de 2005 e o retrospecto neste período era de 17 partidas, com 11 derrotas e seis empates.

Continua depois da publicidade

Veja como foi a partida no nosso lance a lance

Leia mais notícias do Figueirense

Acesse a tabela da Série A

Continua depois da publicidade

O Figueirense entrou em campo com duas alterações em relação à equipe que vinha atuando. O zagueiro Marquinhos voltou ao time titular e o volante Jocinei foi para o banco para a entrada do atacante Dudu, o que deixou a equipe mais ofensiva. As mudanças foram positivas, o Furacão soube se impor e começou para cima do adversário, tocando bem a bola e criando oportunidades. Logo com dois minutos de partida, o árbitro deixou de marcar um pênalti a favor do Furacão. Após chute de Ayrton, a bola acabou esbarrando na mão do jogador adversário dentro da área.

A pressão alvinegra fez efeito e o gol não demorou a sair. Aos 15 minutos, Rafael Moura abriu o marcador. O capitão recebeu cruzamento na medida de Ermel pela direita e mandou de cabeça para o fundo das redes. Este foi o quarto gol de He-Man em cinco partidas disputadas. Ele é um dos artilheiros da Série A. O Tricolor chegou com perigo apenas uma vez com Centurión, mas o chute passou por cima da meta de Gatito Fernández.

O São Paulo voltou mais concentrado para a segunda etapa de partida, envolvendo o Figueirense, que demorava a acertar a marcação e errava muitos passes. Com Paulo Henrique Ganso jogando mais solto, o Tricolor era superior. O meia foi convocado ontem para a Seleção Brasileira no lugar de Kaká, lesionado, para a disputa da Copa América.

Continua depois da publicidade

Pela sexta rodada, o Figueirense encara o América-MG fora de casa no domingo, às 11h, no Independência. Já o São Paulo vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro. A partida ocorre também no domingo, às 18h30min.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE (1)

Gatito Fernández; Ayrton, Bruno Alves, Marquinhos, Marquinhos Pedroso, Elicarlos, Ferrugem (Renato Augusto), Bady, Dudu (Guilherme Queiroz), Ermel (Lins) e Rafael Moura

Técnico: Vinícius Eutrópio

SÃO PAULO (0)

Denis; Bruno, Lucão, Lugano e Matheus Reis, Thiago Mendes (Rogério), Wesley (João Schmidt), Auro (Kelvin), Ganso e Centurión e Alan Kardec

Continua depois da publicidade

Técnico: Edgardo Bauza

Gol: Rafael Moura, aos 15 minutos do 1º tempo (F)
Cartões amarelos: Rafael Moura, Dudu (F); Ganso (S)
Arbitragem: Jean Pierre Goncalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lucio Beiersdorf Flor (trio do RS)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público total: 5.834
Renda: R$ 133.205