Ainda em Porto Alegre, Abel Braga destacava a necessidade de o Inter não sofrer gol nos primeiros minutos de partida no Rio de Janeiro. Apontava o ímpeto de um Botafogo ansioso em reverter o resultado negativo na estreia pelo Brasileirão e a desclassificações no Estadual e na Libertadores como uma das adversidades a serem vencidas no Maracanã. Em parte, aconteceu na capital carioca o que o treinador colorado temia.

Continua depois da publicidade

JOGO AO VIVO: relembre os lances de Botafogo x Inter

GALERIA: Os lances da partida em imagens

Com dois gols de Rafael Moura, um logo nos primeiros minutos de partida, o time gaúcho tratou de murchar o adversário e transformar o palco principal da Copa em aliado na tarde deste domingo. Porém, a atuação no segundo tempo foi aquém das expectativas, Sheik e Zeballos empataram e, por pouco, os comandados de Abel não deixaram a Cidade Maravilhosa com o primeiro revés no Brasileirão.

Pressionado pela goleada de 3 a 0 sofrida diante do São Paulo, mas esperançoso com a estreia da estrela recém-contratada emerson Sheik, o Botafogo complicou-se sozinho no Maracanã. As trocas de passe sem objetivo e poucos arremates nos 45 minutos iniciais fizeram com que o torcedor perdesse a paciência cedo. O Inter não tinha Alex e Cláudio Winck, lesionados. Mas Abel apostou em dois jovens da base para a meia e lateral. Um deles, Valdívia, acabou como o destaque da partida. O “mágico” do Beira-Rio tomava a bola pelo meio e partia como uma flecha para cima dos zagueiros do Botafogo. Dória e Bolívar tiveram trabalho para marcar o guri de 19 anos.

Continua depois da publicidade

Rafael Moura abriu o marcador aos oito minutos. A bela jogada que teve início com Willians em um passe da esquerda para a direita, nos pés de Aránguiz, contou com um corte seco do chileno em Júlio César e foi encerrada na cabeça do centroavante do Inter. O lateral carioca passou a ser vaiado a cada toque na bola. Já o Inter valorizava a posse de bola. E, aos 35, ampliou. Valdívia recebeu na entrada da área, girou o corpo e deixou Bolívar para trás. Venceu Dória e cruzou rasteiro para Rafael Moura vencer Jefferson mais uma vez. Apesar de ter a vantagem no placar, D’Alessandro resumiu o primeiro tempo do Inter:

– Não é nosso melhor jogo tecnicamente, mas Brasileiro é assim. Aproveitamos as oportunidades.

O Botafogo voltou para a etapa final diferente. Vagner Mancini tirou Julio Cesar e encerrou as vaias no Maracanã. Lodeiro e Zeballos, pelo centro e à direita, mudaram o panorama da partida. O Inter contribuiu para isso. É fato. Deixou de segurar a bola e dominar o jogo como no primeiro tempo.

Os cariocas incendiaram a partida aos 19 minutos. Um cruzamento alto da direita, Paulão tentou proteger e Emerson Sheik subiu mais alto para cabecear. Dida ficou no meio do caminho antes de reclamar dos companheiros. A bobeira na defesa colorada ocorreu, novamente, dez minutos depois. Em mais uma bola pela direita, desta vez um pouco mais baixa, Juan e paulão não viram Zeballos entrar livre pelo meio da pequena área. Empate carioca. A igualdade incendiou o jogo. Aos 39, Dória quase marcou, de cabeça. Aos 43, Otávio recebeu de Aránguiz e desperdiçou grande chance. Dois minutos depois, Edilson assustou.

O empate tira o Inter da liderança ao lado do Fluminense e leva o time de Abel para os quatro pontos, empatado com São Paulo, Corinthians, Atlético-MG e Cruzeiro.

Continua depois da publicidade

BRASILEIRÃO, 2ª RODADA, 27/4/2014

BOTAFOGO 2

Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Junior César, int.); Airton (Edilson, 16’/2ºT), Gabriel, Jorge Wagner (Daniel, int.) e Lodeiro; Zeballos e Emerson. Técnico: Vagner Mancini

INTER 2

Dida; Diogo, Juan, Paulão e Fabrício; Willians, Aránguiz, Valdívia (Otávio, 22’/2ºT), D’Alessandro e Alan Patrick (Gladestony, 20’/2ºT); Rafael Moura (Wellington Paulista, 39’/2ºT). Técnico: Abel Braga

Gols: Rafael Moura, aos oito e aos 35 minutos do primeiro tempo. Emerson Sheik, aos 19 minutos, Zeballos aos 29 da etapa final

Cartões amarelos: Willians, Aránguiz, Otávio (I). Airton, Edilson (B)

Cartões vermelhos: Lucas (B)

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)

Continua depois da publicidade

Público: 9.995

Renda: R$ 309.065

PRÓXIMO JOGO – COPA DO BRASIL

1/5/2014, QUINTA-FEIRA, 19H30

CUIABÁ-MT X INTER