Conhecido como goleador com as camisas de Botafogo e Palmeiras, o atacante Rafael Marques não mostrou o mesmo desempenho nas últimas temporadas por Cruzeiro, Sport e São Caetano. Apresentado pelo Figueirense como principal reforço do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro, o atleta tenta reencontrar o seu futebol em Florianópolis. O jogador aguarda regularização no BID para ficar à disposição do técnico Hemerson Maria.
Continua depois da publicidade
— Acho que o objetivo é voltar ao nível de futebol que eu tive há alguns anos. O protagonismo tem que ser de todos, se for só do Rafa, algo está errado. A individualidade ajuda, mas não resolve problema sozinho. Sou um dos jogadores mais experientes aqui, mas com jogadores jovens e promissores, isso que me ajudou a escolher pelo Figueirense, poder fazermos um bom campeonato e ser campeão — projeta o atacante.
#Figueirense apresenta o atacante Rafael Marques, reforço para a Série B. https://t.co/Jid6FDzIho
— Kadu Reis (@kadureiss) 24 de abril de 2019
Rafael Marques é visto pelo técnico Hemerson Maria como possível atacante de referência do Figueirense para a Série B, mas também pode ser utilizado pelo treinador de outras maneiras. Nas conversas durante o período de contratação, o jogador expôs a possibilidade de atuar pelos lados no setor ofensivo ou atrás de outro atacante, como falso nove. Segundo o jogador, não há preferência por posição.
— No Botafogo eu tive destaque jogando como um falso 9, jogando com o Seedorf. No Palmeiras, mais pela beirada. Independente da posição, eu consigo atuar bem. Tem a preferência do Hemerson, ele deixou claro que prefere contar comigo como um 9, mas caso ele precise que eu jogue como ponta ou fazendo o 10, sem problema, já atuei nessas posições e fui bem — comenta Rafael Marques.
Continua depois da publicidade
Em preparação para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro no sábado contra o Guarani, o Figueirense tem três reforços contratados (Rafael Marques, Tony e Fellipe Mateus) e busca mais três. Um atacante de velocidade, um zagueiro e um lateral-esquerdo devem desembarcar no clube até a pausa da segunda divisão nacional durante a Copa América.