A partir desta segunda-feira, quando o telespectador de Joinville e região ligar a TV ao meio-dia, encontrará um Jornal do Almoço renovado e com a cara do joinvilense, ainda mais focado nas notícias e histórias da cidade e da região Norte de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Será o novo Jornal do Almoço, que vai estrear quadros, com participação de especialistas e terá uma apresentação inteiramente local. O novo formato, que irá ao ar entre o meio-dia e as 13 horas, tem o propósito de estar ainda mais perto da comunidade. Isso ocorrerá não só pela aplicação mais intensa da tecnologia para que o público possa interagir em tempo real com a equipe de jornalismo e com o apresentador Rafael Custódio, mas também com a participação mais efetiva em reportagens e coberturas jornalísticas.
Os telespectadores poderão participar enviando mensagens que serão lidas em tempo real, por meio de uma plataforma que conecta o WhatsApp à tela do JA. No quadro “Seu Problema É Nosso”, o público poderá enviar uma foto ou um vídeo em que mostra um problema na comunidade que precisa ser resolvido pelo poder público. Ele será aprofundado nos dias seguintes, com a reportagem cobrando as autoridades e acompanhando o caso até a solução.
– Estamos com uma expectativa muito boa de que este seja o grande diferencial dessa mudança, a participação das pessoas, para que elas possam se fazer mais presentes dentro do jornal – afirma Rafael Custódio.

Novo formato e quadros especiais
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a presença de especialistas em diferentes assuntos, de nutrição e gastronomia à tecnologia e legislação. O quadro “Quero Saber”, que já é conhecido pelo telespectador pela edição estadualizada, terá especialistas de Joinville respondendo às perguntas do público. Haverá ainda colunas especializadas sobre universo “pet”, dicas sobre o uso de ferramentas tecnológicas, receitas culinárias, assuntos de reuniões de condomínio e o momento Proerd, com orientações sobre prevenção às drogas.
– É um momento em que a gente trará temas que não são do noticiário, mas no qual poderemos aproveitar o conhecimento dessas pessoas para ajudar quem está assistindo a também ficar bem informado sobre assuntos que nem sempre elas encontram no turbilhão de informações que existem em todas as plataformas – avalia Rafael.
A programação completa-se com o quadro “Me Conta Sua História”. A partir de sugestões enviadas pelo público, Rafael Custódio mostrará, em formato de reportagem, a trajetória inspiradora de pessoas da cidade e da região, valorizando a memória e o trabalho da comunidade.
Entrevista:
À frente da apresentação do jornal do Almoço há 14 anos, Rafael Custódio liderou a atualização do formato do programa em Joinville. Ele explica as mudanças:
Continua depois da publicidade
A participação da comunidade sempre foi presente no JA, mas agora a tecnologia é uma aliada ainda mais forte, porque o público também a tem na "palma da mão". Qual é a expectativa de interação com o jornal a partir de agora?
A participação do público será ainda mais intensa. Já temos uma participação diária do público mas, agora, qualquer um vai poder participar em tempo real, e isso vai trazer mais a cara de Joinville e das pessoas que assistem ao Jornal do Almoço para dentro do JA. Esse será um canal aberto para todo tipo de mensagem. As pessoas poderão mandar sugestões de pauta, suas reivindicações, comentar as reportagens ou simplesmente interagir.
O JA é muito mais do que notícias. Qual é a importância de oferecer também outras informações que ajudem o público a lidar com as questões do dia a dia?
O JA é um noticiário que traz os principais fatos do dia, é isso que o trouxe até aqui nesses 40 anos, mas também tem um papel importante de fazer o relacionamento com a comunidade onde ele atua. Por isso, além das notícias, também temos a preocupação de ter esse aspecto comunitário. A gente fala de um pouco de tudo, mas não somos especialistas. Com os novos quadros e colunas, estamos trazendo especialistas sobre temas que são importantes e podem ajudar no dia a dia das pessoas. E são assuntos muito abrangentes: teremos pelo menos dez temas novos dentro do Jornal do Almoço.
Continua depois da publicidade
E no jornalismo, o que haverá de novidades com este novo Jornal do Almoço?
O jornalismo é o grande patrimônio dos veículos da NSC Comunicação, mas acho que, agora, teremos uma atualização do modelo. Teremos muito mais matérias ao vivo, de forma cada vez mais informal, mais leve e mais próxima das pessoas, tentando sempre trazer a informação em tempo real e, ao mesmo tempo, trazendo cada vez mais as pessoas para dentro do jornal. Elas participarão pela interação, mas também na cobertura jornalística. Contarão suas histórias e estarão presentes para termos mais o caráter humano, além de trazer mais histórias positivas e inspiradoras, que fazem um ponto de equilíbrio com os assuntos factuais.