Depois de alguns dias de testes, a rádio educativa Joinville Cultural FM começa a operar oficialmente nesta quarta-feira, na sintonia 105,1 e na internet pelo www.radio.joinville.sc.gov.br. A emissora pública é uma concessão da Fundação Cultural de Joinville e tem programação voltada para o radiojornalismo e entretenimento.

Continua depois da publicidade

O início das transmissões coloca em prática um antigo sonho que começou a ser idealizado em 2001. A gerente de radiofusão, Izani Mustafá, conta que os trâmites para montar a rádio só foram finalizados em outubro do ano passado, quando a Fundação Cultural recebeu a concessão que lhe dá o direito a iniciar as transmissões.

Parte dos equipamentos já haviam sido comprados em 2008 e o restante foi licitado e adquirido neste ano.

– Gostaríamos de ter começado antes com as transmissões, logo que foi concedida à permissão, mas levou algum tempo até que tudo fosse feito como manda a lei – relata Izani, que divide a liderança da equipe com Jota Martins, coordenador de radiodifusão de cultura, e José Carlos Fórner, coordenador de radiodifusão de informação.

Continua depois da publicidade

Com uma programação pensada desde 2011, a rádio tem perfil cultural, mas também abre espaço para discussões, serviços e informações diárias nas mais diversas áreas, tudo para manter o cidadão por dentro do que acontece na cidade.

Todo o conteúdo passa pelo parecer do Conselho Consultivo, formado metade por membros do governo municipal e metade por associações, entidades e instituições representantes da sociedade civil.

– O conselho vai dar o seu olhar para a programação, é também uma forma de mostrar credibilidade e transparência – frisa a gerente de radiofusão.

Continua depois da publicidade

Jornalismo e entretenimento

Dezessete programas e programetes formam o cardápio dos ouvintes da Joinville Cultural FM, além de parcerias com rádios nacionais, universidade e associações. De segunda a sexta-feira, às 7h45, a programação local tem início com o “Jornal da Cidade”, que tem 45 minutos dedicados a informações das notícias da cidades, região e Estado.

O conteúdo jornalístico também está presente em “Repórter Joinville” e “Vale Tudo”. A cultura e assuntos de variedades têm lugar ao longo de “Café Expresso”, “Tarde Cultural” e “Agenda Cultural”, que reúne os principais eventos locais.

Pelo menos quatro programas – “Bem Brasil”, “Baú Cultural”, “Músicas, Histórias e Memórias”, “Na Toca…” e “A isto chamam Blues” – são musicais, além de “Filmes e trilhas inesquecíveis”, cuja parte é relacionada a melodias famosas no cinema. “Interativos” vem para completar o time musical com uma seleção totalmente montada com os pedidos feitos via redes sociais.

Continua depois da publicidade

“Utilidade Pública”, “Informação Cidadã” e “Dica de Saúde” complementam a programação com pequenas informações que atendem às necessidades e orientam o dia a dia dos joinvilenses.