O relicário de Ramiro Gregório é, hoje, o seu escritório. É lá que ele guarda dezenas de troféus e certificados, alguns encaixotados por falta de espaço, provas de uma vida inteira dedicada à comunicação. Se hoje Ramiro descansa satisfeito ao lado da esposa, Lola Rossi da Silva, e das filhas Marlise e Lucienne, é porque cumpriu com o seu papel atrás de incontáveis microfones. Foram mais de 60 anos voltados ao radiojornalismo. Tempo mais que suficiente para ele receber neste domingo, quando comemora 80 anos, merecidas homenagens da cidade que ele acolheu como sua.
Continua depois da publicidade
Seu Ramiro Gregório será tema de um programa da rádio pública Joinville Cultural 105,1 FM, um sonho de emissora educativa mantida pelo poder público que ele mesmo ajudou a tornar real, em 2012. O especial de 80 anos do catarinense irá ao ar neste domingo, às 9 horas.
– Meu pai teve uma vida intensa, vivia fora de casa, dedicando-se ao trabalho. Até o seu lazer era o rádio – conta a filha Marlise.
Leia mais notícias de Joinville e região
Continua depois da publicidade
Ramiro Gregório nasceu em Pomerode e mudou-se aos 17 anos para Curitiba, onde começou a fazer suas primeiras locuções como narrador de textos comerciais. Voltou para o Estado, e em Jaraguá do Sul passou a comandar a programação musical de uma rádio. Percorreu emissoras de Indaial, Blumenau, Gaspar e Brusque, até se fixar em Joinville, a convite do amigo de profissão Jota Gonçalves.
Na cidade que escolheu para passar boa parte da vida, foi o responsável por instalar e administrar a Cultura AM e a Difusora, acompanhando, inclusive, momentos históricos. Em uma mesma viagem, em 1969, o catarinense fez a cobertura do concurso Miss Universo (quando Vera Fischer foi a Miss Brasil) e da subida da Apolo 11, nos EUA.
A última atuação de Ramiro Gregório ao microfone foi na Aquarela FM, de Barra Velha, e, nos bastidores, na Joinville Cultural. Entre os prêmios títulos recebidos, está o de Cidadão Honorário de Joinville, Cidadão Benemérito de Barra Velha, Troféu Assis Chateaubriand e Medalha do Mérito Anita Garibaldi.
Continua depois da publicidade