A funcionária pública Stockeley Marry de Oliveira, 40 anos, vai poder ficar mais tranquila quando precisar pegar a BR-280 para ir trabalhar. Para ela, o trecho da rodovia, no bairro Rocio Grande, em São Francisco do Sul, onde trabalha, é muito perigoso.
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– Os caminhões e carros não diminuem nas curvas. É uma área residencial, de comércios, e onde há circulação de bicicletas e pessoas na beira da estrada. É realmente perigoso.
Na manhã de quarta-feira, para alívio da servidora pública, os radares e lombadas eletrônicas começaram a ser instalados na rodovia. No total, são 15 equipamentos em trechos da rodovia que passam por São Francisco, Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Corupá. Sete são radares e oito lombadas eletrônicas.
Até as 17 horas de quarta-feira, os quatro radares e a lombada eletrônica previstos para o trecho da BR-280 que passa por São Francisco foram instalados. Quatro deles estão nos bairros Acaraí, Rocio Grande, Miranda e perto da entrada da praia do Ervino. O quinto redutor instalado fica no limite entre Araquari e São Chico.
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Segundo o técnico responsável pela colocação dos controladores de velocidade, da empresa Iessa, que realiza o serviço, Chrisley Sobrinho, os 15 equipamentos devem ser instalados entre São Chico a Corupá até sábado.
– Até quinta terminamos o trecho entre São Francisco e Araquari. Depois vamos seguir para a região de Jaraguá -, informa.
Mas até os redutores entrarem em funcionamento, deve demorar cerca de 60 dias, acredita o técnico. O Inmetro ainda precisa avaliar os equipamentos e autorizar o início da fiscalização.
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Além dos cinco redutores de velocidade, previstos para São Francisco, serão instalados outros três em Araquari, dois em Guaramirim, quatro em Jaraguá e um em Corupá. São sete radares fixos, usados somente em áreas rurais, e oito lombadas que vão ficar nas áreas urbanas da rodovia. Os limites de velocidade variam entre 50 e 80 km/h (confira no mapa).
A instalação destes equipamentos faz parte do Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade do Governo Federal. O custo dos redutores e a instalação estão dentro da licitação que incluiu a compra de equipamentos para as BRs-158, 282 e 470 e custaram R$ 59,7 milhões.
Estão previstos 304 controladores de velocidade para Santa Catarina. Boa parte deles será colocada em trechos perto de escolas e onde há casas às margens das rodovias.
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O DNIT deve divulgar informações mais detalhadas nas próximas semanas.