Instalado no Alto Vale do Itajaí como um dos grandes meios de prevenção às mudanças do tempo em Santa Catarina, o radar meteorológico de Lontras começará a funcionar em fase de testes a partir de julho. A operação em definitivo está prevista para setembro. Este é um dos principais investimentos do Estado para que a população possa se precaver aos problemas gerados por enchentes. Os prazos para o começo das atividades foram dados pelo próprio governador Raimundo Colombo neste domingo, em entrevista coletiva na Defesa Civil Estadual, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O radar teve investimento de R$ 10 milhões. A partir do equipamento, os meteorologistas e as autoridades do governo envolvidas esperam aprimorar o monitoramento do tempo, com uma cobertura que promete ser de até 77% do território catarinense, ou seja, de 191 dos 295 municípios. Será possível, por exemplo, prever o volume de chuva, granizo e tempestades com avisos de até seis horas de antecedência.
>> Região Norte de Santa Catarina foi a mais prejudicada por estragos da chuva no final de semana
Entre outras ações importantes no plano de prevenção a desastres estão obras de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga, no Vale do Itajaí, que estão em andamento.
Continua depois da publicidade
A preocupação da Defesa Civil Estadual é com as chances Santa Catarina ser atingida a partir de agosto pelo El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico que altera os padrões climáticos no planeta. O pico de chuvas está previsto a partir da primavera.
– Ainda não sabemos o que vai acontecer. Estamos com obras importantes de prevenção em andamento e em outras em processo de execução bem adiantado – comentou Colombo.