Um radar de nível de água foi instalado no rio Cachoeira, no Centro de Joinville, para prevenir desastres e ajudar na gestão de recursos hídricos. O aparelho foi instalado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Defesa Civil de Joinville e do Comitê Babitonga.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Instalado próximo da Ponte Azul, o radar monitora o nível da água do rio Cachoeira e envia essas informações a cada cinco minutos para um servidor informatizado.
– O radar emite uma onda eletromagnética. Essa onda interage com o nível da água e retorna informando qual é a altura que a água está – explica Virginia Grace Barros, professora de engenharia civil da Udesc.
As informações sobre o nível da água do Cachoeira serão monitoradas pela Udesc, a Defesa Civil e o Comitê Babitonga. Segundo Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville, o radar é crucial para a rapidez das ações preventivas.
Continua depois da publicidade
– Além de detectarmos marés altas, também obteremos rapidamente as medições quando chove forte. Teremos também um histórico de como é a dinâmica do Rio Cachoeira – detalha.
O radar teve um custo de R$ 138 mil e foi adquirido pela Udesc. O aparelho é alimentado por placas solares, instaladas próximas ao radar.

Leia também:
Homem é preso após ameaçar e manter esposa e filho reféns em Joinville
Motorista com sinais de embriaguez causa acidente em Joinville e deixa oito feridos
Supermercado cai no golpe do pix por 6 meses e tem prejuízo de R$ 80 mil em Jaraguá do Sul