Um radar de nível de água foi instalado no rio Cachoeira, no Centro de Joinville, para prevenir desastres e ajudar na gestão de recursos hídricos. O aparelho foi instalado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio da Defesa Civil de Joinville e do Comitê Babitonga.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Instalado próximo da Ponte Azul, o radar monitora o nível da água do rio Cachoeira e envia essas informações a cada cinco minutos para um servidor informatizado.

– O radar emite uma onda eletromagnética. Essa onda interage com o nível da água e retorna informando qual é a altura que a água está – explica Virginia Grace Barros, professora de engenharia civil da Udesc.

As informações sobre o nível da água do Cachoeira serão monitoradas pela Udesc, a Defesa Civil e o Comitê Babitonga. Segundo Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville, o radar é crucial para a rapidez das ações preventivas.

Continua depois da publicidade

– Além de detectarmos marés altas, também obteremos rapidamente as medições quando chove forte. Teremos também um histórico de como é a dinâmica do Rio Cachoeira – detalha.

O radar teve um custo de R$ 138 mil e foi adquirido pela Udesc. O aparelho é alimentado por placas solares, instaladas próximas ao radar.

Radar foi instalado próximo da Ponte Azul, no Centro de Joinville
Radar foi instalado próximo da Ponte Azul, no Centro de Joinville (Foto: Prefeitura de Joinville, Divulgação)

Leia também:

Homem é preso após ameaçar e manter esposa e filho reféns em Joinville

Motorista com sinais de embriaguez causa acidente em Joinville e deixa oito feridos

Supermercado cai no golpe do pix por 6 meses e tem prejuízo de R$ 80 mil em Jaraguá do Sul

Joinville quer repasse para nova rodovia com Guaramirim