Quíntuplas de 11 anos de idade entraram na lista das crianças que se vacinaram contra a Covid-19 em Santa Catarina. As irmãs Evelin, Isadora, Poliana, Samanta e Vitória tomaram a dose após a liberação pelo Ministério da Saúde, em Braço do Norte, Sul do Estado. A imunização deixa a mãe solo, Sidnéia Daufemback Batista, mais tranquila. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A primeira dose das gêmeas foi aplicada no dia 1º de fevereiro de 2022. A mãe das meninas conta que a segunda imunização deve acontecer em 3 de março.
— Foi um momento importante e especial, que, de certa forma, nos deixou mais tranquilas e mais seguras — afirmou Sidnéia.
Até esta quarta-feira (16) 132.350 crianças entre 5 a 11 anos tomaram a vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o número representa 20,59% do grupo. Um estudo apontou que a aceleração da vacinação em crianças pode salvar 430 vidas até abril. Ao mesmo tempo, as internações de crianças no Estado tiveram um aumento de 400% em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Para a mãe das quíntuplas, não existem dúvidas:
— Independente da idade, o vírus não escolhe — alerta.
Na pandemia cuidados foram “sextuplicados”
Sidnéia conta que, na pandemia, os cuidados em casa foram “sextuplicados”. Nenhuma das quíntuplas foi diganosticada com o vírus até o momento. Segundo ela, o desafio foi a adaptação no início das aulas virtuais, já que as irmãs dividiam um único computador.
A situação foi amenizada conforme novos equipamentos eram adquiridos para os estudos, mas, até lá, a mãe solo conta que mediou muitas confusões.
— Me tornei, além de ser mãe de cinco, professora de todas as matérias, psicóloga, juíza das pequenas brigas. Mulher mais forte ainda, aquela que traz a harmonia entre as irmãs, e a positividade de que tudo iria passar logo — explica.
De acordo com a mãe, as crianças voltaram à escola em 2022, de forma cuidadosa. Com o retorno 100% presencial das aulas em Santa Catarina, as irmãs retornaram em 14 de fevereiro à sala de aula.
Continua depois da publicidade
Leia também
Crianças são encontradas em situação de abandono em Rio do Sul e pais vão presos
Grife de SC é a única do Sul do Brasil selecionada para a Semana de Moda de Paris
Quem era a ciclista morta em acidente na BR-101: “Partiu fazendo o que mais gostava”