A quinta-feira (26) deve ser marcada por sol entre nuvens em Santa Catarina, às vésperas de uma virada no tempo com mais um período de chuva intensa no Estado, que deve ocorrer entre sexta (27) e sábado (28), com maior volume no Oeste.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Segundo a Epagri/Ciram, também pode ocorrer chuva de forma isolada e fraca nesta quinta, em especial na faixa de Santa Catarina que faz divisa com o Paraná, do Planalto ao Litoral. As temperaturas devem seguir amenas.
Já na sexta, o tempo vira e a previsão é de chuva persistente do Oeste ao Norte catarinense desde a manhã, e nas demais regiões do Estado a partir da tarde. No sábado (28), todas as regiões de Santa Catarina devem amanhecer com chuva intensa, que só deve diminuir a partir da noite.
Tempo vira no fim de semana
De acordo com nota emitida pela Defesa Civil do Estado e Epagri na segunda-feira (23), há chance de vendavais e temporais com granizo para a sexta-feira (27) e o sábado (28), e elevação dos rios em várias regiões.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As chuvas serão provocadas por uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. São esperados acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná. No restante do Estado, os acumulados ficam entre 80 mm a 120 mm, com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.
A Defesa Civil aponta “risco alto” para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante o período. Nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul, o risco é “muito alto”.
As temperaturas devem ficar mais altas apenas nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
No domingo (29), a expectativa é sol entre nuvens na maior parte do Estado. O Oeste deve ter pancadas de chuva durante a tarde. Do Meio-Oeste ao Norte, haverá precipitação à noite, mas com menor volume se comparado aos dias anteriores. O dia ainda será de calorão, com rápida elevação das temperaturas.
Leia mais
Até quando vai o El Niño e o que esperar para o verão em Santa Catarina
Previsão de chuva intensa nas regiões de Blumenau e Rio do Sul deixa Defesa Civil em alerta
Fenômeno El Niño causa prejuízos na agricultura e deve impactar setor até 2024
Continua depois da publicidade