No contexto histórico de 1918, poucos sabiam da letalidade da gripe espanhola. A comunidade médica e a população ainda não tinham conhecimento da epidemia. A gripe foi confundida com outras doenças como tifo, cólera e dengue. Enquanto a 1a Guerra Mundial, segundo alguns pesquisadores do conflito, vitimou aproximadamente 8 milhões de pessoas, a gripe espanhola, que teve seu auge entre os meses de setembro e dezembro de 1918, vitimou assustadoramente cerca de 40 milhões de pessoas.
Continua depois da publicidade
Fonte: Brasil Escola
Questão:
Sobre o contexto da Primeira Guerra Mundial, assinale o que for correto:
01. Nos últimos anos as pessoas têm se preocupado com a gripe suína, gripe aviária, gripes em geral, aids e ebola. Mas ao final do conflito mundial, ocorreu uma epidemia que colocaria todas as nossas preocupações atuais no chinelo, levando à morte aproximadamente 50 milhões de habitantes, inclusive um presidente brasileiro.
Continua depois da publicidade
02. A primeira e mortal aparição no palco do mundo se deu no ano de 1918, e ela se manteve uma ameaça por quatro temporadas até que misteriosamente desapareceu tão rápido quanto havia surgido por volta do final de 1919.
04. Como se não bastasse a destruição e morte causada pela Primeira Grande Guerra, o mundo ainda conviveu com a gripe que foi mais letal que a própria guerra.
08. A questão balcânica, os estreitos de Bósforo e Dardanelos e a ascensão do fascismo e nazismo foram determinantes para a explosão do primeiro confronto mundial.
16. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, estudiosos perceberam que os raiosx seriam muito importantes para o tratamento de ferimentos de balas e fraturas. Esse foi um dos avanços da ciência. Tal fato é utilizado, até os dias atuais, pela ciência para justificar as guerras.
Continua depois da publicidade
32. Uma década antes do início da guerra, a Europa era um continente cosmopolita que vivia um momento econômico muito propício e testemunhava um acelerado desenvolvimento industrial. A maioria dos países compartilhava de valores em comum e, coletivamente, testemunhava o surgimento de inovações científicas e mudanças culturais.
Resolução:
01. CORRETA
02. CORRETA
04. CORRETA
08. INCORRETA. O fascismo aparece após a Primeira Guerra Mundial
16. INCORRETA. Nada serve para justificar as guerras e a comunidade acadêmica nunca se colocou a favor de conflitos para garantir os avanços científicos.
32. CORRETA