“Vou dar o melhor de mim, da minha vida, do meu coração”. Essa foi uma das afirmações do governador eleito Eduardo Leite (PSDB), escolhido nas urnas para administrar o Rio Grande do Sul a partir do ano que vem.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Ao lado do vice, Gabriel Souza (MDB), agradeceu a confiança depositada por cada um dos 3,6 milhões gaúchos que votaram nele após uma eleição considerada por Leite como atípica, sobretudo por causa do aspecto nacional.
Leite disse que no fim os eleitores consideraram os projetos e a biografia de cada candidato. Ele recebeu 57,12% dos votos válidos. Conquistou quase um milhão de votos a mais do que Onys Lorenzoni (PL), ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Se comparado com o resultado que Eduardo Leite teve em 2018, primeira vez eleito governador do RS, com os números de 2022, o tucano fez cerca de meio milhão de votos a mais agora.
Continua depois da publicidade
— Quero fazer desse Estado o melhor do Brasil para se viver — afirmou Leite em pronunciamento depois da apuração das urnas.
O vice-governador eleito falou que o amor venceu e, independe dos votos contrários, irá trabalhar ao lado de Leite por todos os gaúchos. Disse ainda que “o Brasil saiu mais pacificado dessa eleição. Onys Lorenzoni recebeu 2,7 milhões de votos válidos, ficando no segundo lugar com 42,88%.
A trajetória de Eduardo Leite
Leite é o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul desde que a reeleição foi instituída no Brasil, em 1998. Ele é natural de Pelotas, já foi vereador e também prefeito do município.
O político ganhou notoriedade por medidas como a reforma da Previdência dos servidores estaduais e dos militares e por regularizar pagamento de salários do funcionalismo, que vinham sendo pagos de forma parcelada há vários meses.
Continua depois da publicidade
Ao longo da trajetória, Lei chegou a ser apontado como pré-candidato à presidência da República, mas perdeu as prévias do partido tucano para o então governador de São Paulo, João Doria.
Neste ano, Leite se afastou do cargo de governador para focar na campanha eleitoral. Durante pronunciamento após a vitória desse domingo (30) aproveitou para agradecer o atual governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), por ter ficado à frente da gestão nos últimos meses.
Leia também
Lula (PT) vence Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil
Líderes mundiais parabenizam Lula pela eleição: “Tempo de esperança”